Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 08 de Setembro de 2016 às 16:05
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT
Mais de 4 mil estudantes da rede estadual estão classificados para a 2ª fase da OBMEP
Mais de 4 mil estudantes da rede estadual estão classificados para a 2ª fase da OBMEP
Mato Grosso será representado por 4.430 estudantes de 221 escolas da rede estadual, de 86 municípios, na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2016. A prova será realizada no próximo sábado (10.09), às 14h30 (horário de Brasília).

Mais de 913 mil alunos brasileiros estão classificados para a segunda fase da Olimpíada. Do total de mato-grossenses classificados, 552 são de Cuiabá, 312 de Rondonópolis, 272 de Tangará da Serra, 263 de Várzea Grande, 132 de Guarantã do Norte, 122 de Sinop e 116 de Santo Antônio de Leverger, entre outros municípios.

No ano passado, mais de 600 estudantes do estado, incluindo as redes particular, estadual e municipais, foram premiados na 11ª edição do evento.

Das unidades estaduais, 45 alunos conquistaram medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e 37 de bronze. Além disso, outros 361 alunos da rede receberam menção honrosa e 11 escolas e 11 professores foram premiados.

Para a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Célia Margarida Leite, a Olimpíada tem sido considerada uma estratégia para incentivar os alunos a estudarem matemática.

“O vasto material de estudo, com questões, exercícios e apostilas, ajuda qualquer estudante interessado a exercitar seu raciocínio”, avalia Célia, ressaltando que o evento se tornou também uma ferramenta de trabalho para os professores dentro da sala de aula.

De acordo com ela, além das medalhas, as olimpíadas propiciam aos estudantes o contato com metodologias inovadoras para desmistificar o “bicho-papão” que se criou da matemática.

“Práticas inovadoras colocam os estudantes como elemento central do processo de aprendizagem e, especificamente, no Ensino Médio. Isso é primordial para os jovens: o protagonismo juvenil, que os fazem sentir capazes e essenciais no processo”, assegura.

A prova

O exame terá seis questões dissertativas, e os candidatos deverão expor o raciocínio matemático usado para resolver os problemas.

Os testes terão duração de três horas e serão aplicados por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da Obmep.

Os alunos selecionados para a segunda fase deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação. Os locais serão disponibilizados no site da competição.

Para intensificar a preparação, os alunos podem responder a questionários no site da Obmep. A organizadora disponibilizou, por meio do link    http://www.obmep.org.br/provas.htm ,um Banco de Questões contendo seleções de problemas, divididos por níveis e assuntos. As provas anteriores podem ser acessadas em  http://www.obmep.org.br/provas.htm

Já as escolas têm até sábado (10.09) para indicarem, na página da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase.

Premiação

Os 6.500 alunos com melhor desempenho no Brasil receberão medalhas de ouro (500), prata (1.500) e bronze (4.500).Também serão fornecidas até 46.200 menções honrosas, distribuídas a estudantes destacados.

Os vencedores serão anunciados em 30 de novembro. As cerimônias de entrega dos prêmios da OBMEP ocorrem no ano seguinte ao da prova, em data a ser definida.

Além dos estudantes, professores e Secretarias de Educação concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos. Neste ano, também em 10 de setembro, cerca de 10 mil professores e licenciandos de Matemática farão prova para integrar o programa “OBMEP na Escola”.

A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Ministério da Educação (MEC), tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Confira a lista dos classificadosaqui




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21/visualizar/