Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 22 de Janeiro de 2011 às 09:37
Por: Thiara Raquel

    Imprimir


Prefeito Flávio Daltro Filho (PP) e integrantes do Comitê Pró-Copa de Chapada dos Guimarães
Prefeito Flávio Daltro Filho (PP) e integrantes do Comitê Pró-Copa de Chapada dos Guimarães
O deputado Sérgio Ricardo (PR) recebeu, em audiência na quinta feira (20), o prefeito Flávio Daltro Filho (PP) e integrantes do Comitê Pró-Copa de Chapada dos Guimarães para tratar da viabilização de recursos para a execução de diversas obras essenciais ao desenvolvimento do municipio. Também participaram da reunião os secretários da Casa Civil e secretaria das Cidades, Eder Moraes e Nico Baracat, respectivamente.

Os empresários integrantes do Comitê encaminharam um oficio solicitando o apoio do deputado no sentido de auxiliar no andamento de algumas obras que poderão consolidar o turismo de Chapada dos Guimarães e garantir melhor qualidade de vida para a população de local.

As reivindicações apontadas foram: implantação do novo sistema de captação de água, a implantação do aterro sanitário (com coleta seletiva), a instalação do teleférico, a conclusão da duplicação da rodovia MT-251, pavimentação asfáltica das MTs 020 e 246 (que ligam Chapada ao distrito de Água Fria e ao Lago de Manso), a construção do terminal turístico do campestre, a execução dos projetos de revitalização turística do Parque Naci onal de Chapada e melhoramentos necessários nas áreas de segurança pública e saúde no município.

Sérgio Ricardo defendeu a necessidade de investir em infraestutura para que Chapada dos Guimarães possa receber investimentos e se consolidar como um dos principais pólos de turismo do Estado. Ele declarou ainda que o recurso para a obra do aterro sanitário está garantido através de uma emenda apresentada à Lei Orçamentária Anual- LOA/2011 e que as licenças ambientais necessárias já foram deferidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Para o empresário e coordenador do Comitê Pró-Copa, Jurandir Spinnelli, a reunião foi altamente positiva devido aos encaminhamentos dados em relação às questões que são fundamentais para o município, como é o caso do aterro sanitário cuja execução foi assegurada pelo deputado Sérgio Ricardo e pelo chefe da Casa Civil, Eder Moraes.

“Chapada tem agora a possibilidade de concretizar ações que venham resultar de imediato uma transformação na infraestrutura e conseqüentemente refletira na sua economia e no turismo”, afirmou Spinelli.

Em relação ao abastecimento de água, que atualmente é completamente deficitário em Chapada, principalmente na época da estiagem, o deputado Sérgio Ricardo articula recursos através da fonte do Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur para a realização da obra do novo sistema de captação que poderá ser realizada no Rio da Casca ou no Córrego do Laranjal, na região da Cachoeira Rica.

Segundo o secretário Nico Baracat, existe assinado um Termo de Cooperação Técnica para a execução do projeto de médio e longo prazo de um novo sistema de captação, entre a Agecopa e a Prefeitura de Chapada dos Guimarães. Nico explicou ainda que a questão está sendo estudada por uma comissão técnica e que a previsão de conclusão dessa obra está programada para 2013.

Visita - Na oportunidade, Sérgio Ricardo acertou com o prefeito, os integrantes Comitê Pró-Copa, e os secretários de Estado Eder Moraes da Casa Civil, Nico Baracat, das Cidades e Tete Bezerra do Turismo a realização de uma reunião, no próximo sábado (22), às 10hs, na Secretaria Municipal de Turismo da Chapada, com objetivo de detalhar os projetos a serem executados.

“Trata-se de uma série de projetos e ações que contemplam o fortalecimento econômico e a melhoria da qualidade de vida em Chapada. Nos preocupa muito também as questões relativas à segurança, saúde e a geração de empregos para os jovens, que hoje estão muito vulneráveis às drogas, à marginalidade e à prostituição. Da mesma forma precisamos checar as condições de segurança no Portão do Inferno. Temos que cuidar melhor de nossos idosos com a construção de um centro de convivência e a geração alternativa de renda para as mulheres que em grande número só consegue trabalho na limpeza eventual de casas de veraneio. O nível de renda na Chapada, até por falta de grandes empresas instaladas, infelizmente ainda é muito baixo", afirma o deputado.

Sergio Ricardo explica ainda que a ideia é desenvolver o Programa Pró Peixe de incentivo à agricultura familiar e perfuração de poços artesianos na região dos assentamentos e a implantação de um grande projeto de tanques rede na região do Lago do Manso.

"Fui o deputado estadual eleito mais votado em Chapada nas ultimas eleições e entendo que tenho a obrigação de desenvolver esse trabalho” afirmou Sérgio Ricardo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21170/visualizar/