Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 31 de Dezembro de 2010 às 09:08
Por: Mariana Oliveira

    Imprimir


O Congresso Nacional ajusta os últimos detalhes para a cerimônia de posse da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, que será realizada neste sábado (1º).

É no Congresso que Dilma será empossada, ou seja, se tornará oficialmente a presidente do Brasil. Depois, ela seguirá para o Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a cerimônia, tapetes vermelhos já foram colocados em todo o caminho que será percorrido pela presidente nas dependências da Câmara e do Senado. A previsão é de que Dilma suba a rampa do Congresso, mas, caso esteja chovendo, a entrada será feita pela Chapelaria, o acesso principal do Legislativo.

No plenário onde Dilma será empossada, técnicos ajustavam o áudio nesta quinta-feira (30) e funcionários faziam a limpeza do local. O cerimonial já cercou com faixas os espaços onde haverá acesso restrito.

Plenário da Câmara dos Deputados teve áudio testado e passou por limpezaPlenário da Câmara dos Deputados teve áudio testado e passou por limpeza (Foto: Mariana Oliveira/G1)

Nesta sexta (31) serão concluídas as instalações dos equipamentos de televisão da TV Câmara e da TV Senado, que farão a transmissão da posse. Os telões espalhados pelo Congresso para transmitir a posse também ainda devem ser ajustados.

Infiltração
Enquanto centenas de pessoas trabalhavam nos últimos detalhes da posse no fim da tarde desta quinta (30), o G1 flagrou uma infiltração no teto na Galeria dos Presidentes da Câmara dos Deputados, recinto que fica ao lado do plenário, onde Dilma será empossada.

Infiltração na Galeria dos Presidentes da Câmara dos DeputadosInfiltração na Galeria dos Presidentes da Câmara dos Deputados (Foto: Mariana Oliveira/G1)
Goteiras deixaram carpete molhadoCarpete molhado devido a goteiras na Câmara
(Foto: Mariana Oliveira/G1)

Em pelo menos três pontos do teto do recinto, há goteiras por conta das infiltrações, segundo funcionários da manutenção. Eles disseram à reportagem que reportariam a situação ao responsável pela manutenção.

Segurança
Na área do cerimonial militar e segurança, de responsabilidade do Exército, o foco desta sexta será a recepção dos chefes de governo e Estado que chegarão ao Brasil para a posse. Até esta quinta-feira estavam confirmadas as presenças de representantes de 132  países.

Nesta quinta, de acordo com o Itamaraty, três autoridades internacionais já estavam em Brasília: Abbas El Fassi, chefe de governo do Marrocos; Boyco Borissov, primeiro-ministro da Bulgária; e Mahmoud Abbas, chefe da Autoridade Nacional Palestina.

Festa popular
Após receber a faixa presidencial, Dilma discursará no parlatório do Palácio do Planalto, que foi coberto por conta da chuva nos últimos dias em Brasília.

Parlatório coberto para evitar complicações com as chuvasParlatório do Palácio do Planalto coberto devido à chuva em Brasília (Foto: Mariana Oliveira/G1)

No fim da tarde, começa o show “Cinco ritmos do Brasil”, na Praça dos Três Poderes, com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart"nália e Zélia Duncan.

As apresentações musicais, com entrada franca, começam às 10h e vão até as 21h, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21388/visualizar/