Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 28 de Dezembro de 2010 às 10:08
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Sistema de videomonitoramento do Ciosp
Sistema de videomonitoramento do Ciosp
As cidades de Cuiabá e Várzea Grande são monitoradas diariamente, durante as 24 horas, por policiais civis, militares e guardas municipais, através de 72 câmeras de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM) do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O recurso tecnológico tem objetivo de diminuir o índice de criminalidade nas duas cidades e ajudar no tempo de resposta da ação policial.

Mato Grosso está seguindo o exemplo de outros Estados como São Paulo e Brasília que também utilizam das câmeras para o monitoramento urbano. Durante cinco anos, o Estado operou com apenas nove câmeras. Em 2009, o Governo de Estado por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) investiu aproximadamente R$1 milhão e adquiriu mais 63 novas câmeras, ampliando para 72 pontos de monitoramento.

São 16 câmeras na cidade de Várzea Grande e 56 em Cuiabá. Elas estão instaladas em locais que possuem maior concentração de pessoas, como terminais de ônibus, região central e entroncamento das principais vias públicas das duas cidades. Em Cuiabá, além da área central, bairros como o grande CPA, Pedra 90, Tijucal, Parque Cuiabá e Jardim Vitória também estão sendo monitorados.

Em Várzea Grande, os policiais monitoram as avenidas da Feb, Couto Magalhães e centro comercial e bancário e ainda o bairro Cristo Rei e vias de acesso a cidade. Os locais onde estão instaladas as câmeras, nas duas cidades, foram escolhidos de forma estratégica e planejados pela Sejusp em conjunto com a Polícia Militar nos dois municípios.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, as câmeras de videmonitorameneto não proporcionam apenas a prevenção mas também a resposta do atendimento policial de qualidade. "As câmeras permitem três vieses: preventivo, evitando que o crime ocorra; reativo, de qualidade e rapidez - quando a polícia não consegue evitar o crime, mas por meio do videomonitoramento consegue acompanhar o deslocamento e capturar o criminoso; e o viés probatório, quando o crime acontece, é registrado pelas câmeras e a polícia consegue usar a imagem gravada como documento de prova do crime", avalia Curado.

As câmeras possuem uma tecnologia moderna, oferecendo alta capacidade de zoom e mobilidade possibilitando que a placa de um carro possa ser visualizada até 600 metros de distância. Além disso, as câmeras ainda giram 360° na horizontal e 180° na vertical. As imagens remotas fornecidas pelas câmeras de monitoramento são capturadas e apresentadas em tempo real, ficando depois armazenadas no banco de dados do Ciosp. "A qualidade da imagem é excelente, com ótima nitidez, o que vai melhorar muito o serviço policial, que poderá ter uma ação reativa muito melhor, com mais qualidade e precisão, atendendo os anseios da sociedade", disse o secretário.

O Videomonitoramento é um suporte para as ações da segurança pública, pois inibem ações criminosas evitando pequenos delitos, além de fornecerem provas materiais de crimes para investigações da polícia. O mais importante é que os equipamentos auxiliam a polícia a agir de forma proativa, reagindo antecipadamente e evitando que a ação delituosa aconteça.

Um exemplo da eficácia das câmeras foi o atendimento ao assalto ocorrido, em setembro deste ano, na Agência do Siccob, localizada dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Durante a tentativa de fuga dos assaltantes, uma das câmeras de videomonitoramento da Sejusp, instalada no trevo da avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), registrou o momento em que um dos ladrões tentava fugir pelos fundos da universidade. Porém a Polícia Militar conseguiu chegar antes que ocorresse a fuga.

CHAMADAS DE EMERGÊNCIA

Além das câmeras de Videomonitoramento, o Ciosp centraliza o atendimento dos números de emergência da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e do Corpo de Bombeiros (193). As ocorrências emergenciais feitas pela população para os números de emergência são registradas e acompanhadas pela a equipe de cada instituição.

CENTRO DE COMANDO E CONTROLE

Desde que a Fifa anunciou que Cuiabá seria uma das doze capitais que irá sediar os jogos da Copa de 2014, a Sejusp vem planejando e trabalhando para melhorar a segurança pública na Capital para fornecer maior tranquilidade e segurança nos jogos e para os atletas, turistas e cuiabanos que virão assistir as disputas. Entre as metas está a construção do Centro de Comando e Controle que irá abrigar as forças da segurança pública do Estado, da União e do Município, além dos policiais dos países que estarão em Mato Grosso para Copa.

Pelo Centro, os profissionais irão monitorar as áreas sensíveis, objetivando uma resposta imediata a qualquer incidente. O prédio também pode receber ocorrências da população pela central de emergência de cada instituição. Cada força de segurança pública vai atuar dentro da sua área de competência, ou em conjunto, de acordo com a situação. O objetivo é dar agilidade e garantir um atendimento de qualidade para a população.

Atualmente o Ciosp desenvolve as funções do Centro de Comando e Controle. Com a inauguração do Centro, o Ciosp irá migrar para as novas instalações dando continuidade ao seu trabalho. A meta da Secretaria é que até 2013 pelo menos 300 novas câmeras sejam instaladas na região metropolitana. O projeto de ampliação do videomonitoramento é uma das exigências da Fifa na área da Segurança Pública para a realização da Copa do Mundo 2014.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21418/visualizar/