Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Sexta - 17 de Dezembro de 2010 às 14:47
Por: SÍLVIA DEVAUX

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Governador Silval Barbosa entrega os equipamentos de agroindústria para a agricultura familiar
Governador Silval Barbosa entrega os equipamentos de agroindústria para a agricultura familiar

A agricultura familiar de Mato Grosso ganhou o reforço de mais 296 equipamentos de agroindústria entregues nesta manhã de sexta-feira (17.12), pelo governador do Estado, Silval Barbosa, aos municípios que compõem os Consórcios Intermunicipais. São farinheiras, refriadores de leite, máquinas para o beneficiamento do arroz, café, mel, para o processamento de frutas e cana de açúcar, e produção de ração, adquiridos por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa).

Esta é a segunda etapa do Prodesa em Mato Grosso, desenvolvida pela parceria Governo do Estado e Governo Federal, para o fortalecimento da agricultura familiar. Com investimento total de R$ 4.092.604,16, dão mais suporte a pequena produção mato-grossense que passa a contar agora com mais 202 refriadores; 21 novas máquinas, sendo 12 para o beneficiamento do arroz, cinco para o café, e quatro para o mel. Também foram entregues 20 outras máquinas para processamento, sendo 13 de frutas e sete cana de açúcar, além de casas de ração comunitária.

Com o programa Luz para Todos que já beneficiou 120 mil famílias, também parceria dos governos do Estado e Federal; os programas de habitação na área rural, o de recuperação de estradas com a entrega de maquinários e agora, esses equipamentos, o pequeno produtor terá mais condições para produzir e agregar valor a sua produção, conforme afirmou o governador Silval Barbosa.

O governador assinalou que é desta forma que se constrói uma agricultura forte, por meio de parcerias, também com os municípios, associações e cooperativas, “com um conjunto de forças e que o esforço do nosso trabalho possa melhorar a vida da nossa população”, completou Silval Barbosa ao lembrar que a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), bem como da assistência técnica e rural (Ater), é outro compromisso que o Governo começa a cumprir.

Segundo o superintendente regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Costa, o trabalho do homem do campo é valorizado com novos equipamentos, que desenvolvem as cadeias produtivas do leite, pequenos animais, toda a agricultura familiar, e ampliam a agregação de valores. O superintendente comentou ainda que em 2011, novas etapas do Prodesa serão realizadas em Mato Grosso.

Ações simples, mas de grandes parcerias como esta, é que tornam possível fazer com que o pequeno produtor possa crescer e participar do desenvolvimento do Estado, na avaliação do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco Silva. O prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, concordou. “São ações importantes, que valorizam e dão mais dignidade ao homem do campo e também evitam a evasão”, disse o prefeito.

Para a prefeita de Alta Floresta, Maria Isaura Dias Afonso, “o pequeno produtor precisava deste equipamento e apoio do Governo, para que melhore sua produção, renda e qualidade de vida. Nós prefeitos ficamos felizes em contribuir”, concluiu.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21512/visualizar/