Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 16 de Dezembro de 2010 às 16:59
Por: Fabiola Gomes

    Imprimir


Resgatar velhos hábitos, ainda que por motivos diferentes, tem se tornado freqüente nos tempos de hoje. Nossos avôs tinham o costume de fechar torneiras, apagar luzes e utilizar sacolas de pano. Esses cuidados eram motivados, em grande parte, para economia de recursos financeiros. Hoje esses hábitos estão sendo retomados por nós por um objetivo muito mais amplo: preservar os recursos naturais e o planeta em que vivemos para as futuras gerações.

A Prefeitura de Cuiabá após a aprovação do Projeto de Lei do Vereador Julio Pinheiro, que dispõe sobre a substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas de lixo ecológicas,  lança uma campanha para minimizar o uso de sacolas plásticas na cidade, e ao mesmo tempo estudar possíveis medidas legais para promover a substituição gradual das sacolas plásticas até três anos  em todos estabelecimentos comerciais de  Cuiabá.   Para o fiscal do lixo , Helio Augusto Gomes, a intenção é substituir o uso de sacolas por sacos plásticos em supermercados, livrarias, padarias, lojas e outros estabelecimentos por bolsas próprias ecologicamente sustentáveis.   “ Vamos desta forma minimizar o tempo  de descarte deste material a natureza. O comercio que descumprir a lei que proíbe o uso de sacolas plásticas podem sofrer uma multa de R$ 1.000,00 (mil reais), além da interdição do estabelecimento e a cassação  do alvará  de localização e funcionamento”.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano informou  que  o núcleo  de fiscalização da  Smades,  ficará responsável   pelo comprimento desta lei  com relação  a fiscalização  dos estabelecimento.  “Vamos trabalhar   ao realizar campanhas  educativas  e de  conscientização do cidadão  e instituições  a respeito  da substituição  de que se trata esta lei.  As primeiras medidas  serão as notificações  e em caso  de descumprimento o proprietário tem o prazo de  30 (trinta) dias para se regularizar”.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21514/visualizar/