Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Segunda - 06 de Dezembro de 2010 às 13:32
Por: ROSANA PERSONA

    Imprimir


Produtores de hortifrutigranjeiros do município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá) e técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram de uma jornada técnica para elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento para organização da produção e comercialização de frutas, legumes e verduras (flv’s). Foi apresentado o diagnóstico das 792 propriedades rurais dos 12 municípios da Baixada Cuiabana. O evento aconteceu na sexta-feira (03.11) e contou com a presença de 45 produtores rurais.

O supervisor Regional da Empaer, Vico Capistrano, salienta que para o bom funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, essas reuniões vão acontecer em todos os municípios e espera encerrar essa primeira fase no mês de fevereiro de 2011. Conforme Vico, após a elaboração do Plano Municipal os produtores vão receber num período de 12 meses, visitas dos técnicos da Empaer prestando serviço de assistência técnica, além de participarem de palestras, demonstrações no campo com informações sobre tecnologia de produção, seleção, plantio, irrigação e reuniões conforme a demanda do produto e da época.

O produtor rural, Palmiro Léo de Campos, há mais de 40 anos cultiva em sua propriedade de 57 hectares, banana, milho, mandioca, cana-de-açúcar e feijão. Conhecido pela fabricação de rapadura que é comercializada na capital e está produzindo também legumes e verduras. Ele está participando da jornada técnica em busca de informação e orientação. Segundo Palmiro, hoje é necessário irrigar toda a produção para obter produtividade o ano todo e receber assistência técnica do plantio a colheita. “Este ano, tivemos uma grande estiagem o que dificultou a produção”, esclarece Campos.

Interessado em comercializar a produção de mandioca, o produtor rural, Carmindo Francisco de Almeida, que vende mais de 70 sacos de mandioca por semana, na feira em Cuiabá, participa do evento em busca de dados e orientações sobre preparo da área, variedades e assistência técnica. “Pretendo levar a produção de mandioca para ser comercializada na Central da Agricultura Familiar”, destaca Almeida.

O levantamento nas propriedades mostrou que 2.070 produtores estão produzindo frutas, legumes e verduras numa área de 3.125 hectares. Em Livramento, o levantamento realizado pelos técnicos da Empaer pesquisou 72 propriedades rurais. O maior cultivo é de banana da terra com uma produção de 870 toneladas do fruto, numa área de 682 hectares, seguida pela cana-de-açúcar com uma produção de 853 toneladas.

Participaram da abertura da jornada técnica, o supervisor local da Empaer, Mariano Batista de Campos, Secretaria Municipal de Agricultura, Tereza Rios, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Simão Gomerciando, representante do Banco do Brasil, Adoniran de Meneses Moura, coordenador geral da Central de Abastecimento, José Alfredo da Costa Marques, gerente de apoio de Programas e Projetos da Empaer, João Batista de Vechi. A próxima reunião será no município de Acorizal (62 km ao Norte da Capital), no dia 8 de dezembro (quarta-feira).






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21618/visualizar/