Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 09 de Novembro de 2010 às 13:37
Por: HEMÍLIA MAIA

    Imprimir


Marcos Negrini
As audiências junto aos municípios foram distribuídas pelas regiões de planejamento do Estado.
As audiências junto aos municípios foram distribuídas pelas regiões de planejamento do Estado.

O lançamento do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social de Mato Grosso (Pehis) foi realizado na manhã de segunda-feira (08.11), no Salão Nobre Edgard França Filho, no prédio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). No entanto, os desdobramentos para a elaboração do Pehis de Mato Grosso estão em andamento já algum tempo, uma vez que os Estados brasileiros têm até o dia 31 de dezembro de 2010 para concluírem seus trabalhos.

As audiências junto aos municípios foram distribuídas pelas regiões de planejamento do Estado e serão realizadas durante o mês de novembro e no dia 1º de dezembro. Na ocasião servidores públicos e consultores contratados pelo Estado receberão dos municípios as informações municipais de habitação de interesse social para a conclusão do Pehis.

O Pehis deve ser entendido como um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação de intervenção que expressem o entendimento dos governos estaduais e dos agentes sociais e institucionais quanto à orientação do planejamento do setor habitacional, especialmente à habitação de interesse social, tendo por base o entendimento dos principais problemas habitacionais identificados no Estado, em especial das famílias de baixa renda.

O engenheiro, Lucas Gomes, da Projeto Três, empresa contratada pelo Estado para preparar o documento final que consolida o Pehis que é dividido em três etapas: Proposta Metodológica, Diagnóstico do Setor Habitacional e Estratégias de Ação realizou uma palestra e elucidou dúvidas, principalmente dos prefeitos presentes.

O prefeito de Nova Canaã do Norte, a 699 quilômetros de Cuiabá, Antonio Luiz Cesar de Castro, conhecido como Luizão, citou que em seu município que possui 12.520 habitantes 50% deles vivem na área rural e a outra metade na área urbana. Segundo Luizão o déficit habitacional do município, na área urbana hoje é de 300 moradias, já o levantamento da área rural ainda não está concluído, o prefeito lembrou que existe onze assentamentos no município.

Luizão disse estar contente com o trabalho que o Governo Estadual vem fazendo junto aos municípios no tocante habitação, mas lembra que há particularidades que necessitam ser mais bem discutidas. “Tem gente que ganha casa e não merece. Deve haver mecanismos para punir aqueles que ‘mentem’ para obter o imóvel. Depois que recebem a casa eles vendem ou passam para parentes e vão criar problemas em outros municípios”, alertou o prefeito.

O diagnóstico social para levantar as questões sócio-econômicas das famílias de baixa renda no município de Campo Verde, localizado a 131 quilômetros ao Sul da capital, já foi realizado, afirmou o prefeito Dimorvan Alencar Brescancim. Brescancim conta que em 2007 foi criado o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e o Conselho Municipal de Habitação em seu município. “Inclusive os problemas detectados já estão sendo trabalhados. O plano diretor foi elaborado e aprovado em 2010”, o prefeito ainda acrescentou “Acho fundamental planejar para que a aplicação de recursos em políticas públicas seja baseada em números reais.”

Estiveram presentes o secretário de Estado de Infraestrutura, Arnaldo Alves; o gerente regional de Negócios da Superintendência Regional de Mato Grosso da CEF, José Luiz Dias; o deputado federal, Valtenir Pereira; os deputados estaduais Daltinho e Ademir Brunetto; a secretária adjunta de Cidadania da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Vanessa Rusin; o presidente da Associação mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira de Souza; o secretário de Habitação de Cuiabá, João Emanuel Moreira; o diretor de habitação da Federação Motogrossense das Associações de Bairros (Femab), Emídio Souza; prefeitos mato-grossenses e representantes de setores públicos e privados.

Calendário das Audiências

Região V – Rondonópolis – 09.11
Região IV – Barra do Garças – 10.11
Região III – Vila Rica – 12.11
Região VIII – Tangará da Serra – 16.11
Região XI – Juara – 17.11
Região I – Juina – 18.11
Região II – Alta Floresta – 23.11
Região XII – Sinop – 24.11
Região X – Sorriso – 25.11
Região IX – Diamantino – 26.11
Região VII – Cáceres 30.11
Região VI – Cuiabá 01.12






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21851/visualizar/