Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 08 de Novembro de 2010 às 12:30

    Imprimir


Defensor Público-Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, acompanhado de autoridades da região durante solenidade
Defensor Público-Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, acompanhado de autoridades da região durante solenidade

O que muda na sua vida ter a Defensoria Pública mais perto de você? “Muda tudo, pois, agora teremos nossos direitos garantidos sem precisar correr risco de vida quando tínhamos que ir à Rosário Oeste em busca daquilo que a lei nos assegura enfrentando a BR 163 e o alto número de acidentes”, disse emocionado Elielson Macário da Silva, de 24 anos, nascido em Nobres, ao ser questionado sobre sua procura pelo Órgão durante a cerimônia de inauguração da sede. Elielson achou que já estava havendo atendimento ao público e buscou as dependências da Defensoria para orientação jurídica.

A partir dessa sexta-feira (05.11) a população passou a contar com mais um ponto de atendimento da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. Para garantir acesso à Justiça Gratuita, a Instituição inaugurou sede própria na Comarca de Nobres (143 Km da Capital). O novo prédio está localizado na Rua JK n 397 - Centro, distribuída em três salas informatizadas, banheiro e recepção para atendimento num ambiente todo climatizado.

A solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades que na ocasião destacaram à Defensora Pública da Comarca, Odila de Fátima dos Santos a importância da chegada da Defensoria no município. “Ver a placa da Defensoria é motivo de orgulho e certeza que essa placa representa a partir de hoje a porta de entrada da população carente que terá acesso à Justiça”, disse o prefeito da cidade, José Carlos da Silva.

O juiz da Comarca, José Eduardo Mariano elogiou a eficácia na implantação da sede. “Passamos aqui há alguns dias e não tinha nada, só o anseio da população pelos seus direitos e 30 dias depois, a sede nova, em perfeito estado e bem localizada. Só sabemos da importância da Defensoria quando passamos a jurisdicionar em localidades onde não há a presença de um defensor, aí sim ficamos de frente com a real necessidade da população menos favorecida que na maioria das vezes não sabe nem como fazer para chegar a um juiz ou a um promotor”, expôs Mariano ao parabenizar a Defensora Odila e toda a equipe pela agilidade na instalação da sede.

Já o Defensor Público-Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, destacou o empenho da Instituição em garantir cidadania a toda à população de Mato Grosso facilitando o acesso à Justiça. “Hoje construímos mais um tijolo na edificação de uma sociedade mais justa. A Defensoria Pública faz o elo entre àqueles que já não têm mais esperança e os demais Poderes que podem devolver-lhes a dignidade. Somos verdadeiros agentes de transformação social e precisamos exercer nosso papel ao fazer justiça não só na literariedade, da lei, mas, no próprio alcance social de direito”, concluiu Djalma Sabo Mendes Junior.

Participaram da solenidade Carlos Eduardo Passeanoto, promotor de Nobres; Betânia Salles, procuradora da cidade; Wagner Bassi, delegado de Polícia; Gláudio Humberto Valandro, presidente da Câmara de Vereadores; tenente Rodes, comandante da PM de Nobres, Ana Carolina Ferraz, promotora de Rosário Oeste, capitão Edilson, comandante do 7º Batalhão da PM de Rosário Oeste além de funcionários, estagiários, comerciantes e população em geral.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21860/visualizar/