Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 29 de Outubro de 2010 às 17:07
Por: LIVIA RABANI

    Imprimir


Marcos Vergueiro/Secom-MT
Seção Eleitoral no Presidio Carumbé
Seção Eleitoral no Presidio Carumbé

Trezentos e quinze reeducandos provisórios de Mato Grosso voltarão às urnas no próximo domingo (31.10) para escolher o seu representante à Presidência da República. No primeiro turno os 315 reeducandos foram às urnas em todo Estado para escolher seus representantes a Governos, Senado, Federal e Estadual.

Em Cuiabá quatro unidades prisionais vão receber as urnas eletrônicas. São elas: Penitenciária Central do Estado (27 eleitores), Centro de Ressocialização de Cuiabá (27 eleitores) e Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto “May” (30 eleitoras).

Segundo o diretor do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Dilton Matos, o reeducando participar da eleição também é uma forma de ressocializar. "Votar é uma prova que o preso também é um ser humano cidadão que pode exercer seu direito de cidadania”, disse.

Além de Cuiabá, uma penitenciária e 13 cadeias públicas do interior do Estado irão participar do segundo turno das eleições 2010.

Reeducandos das cadeias públicas dos municípios de Alto Araguai, Araputanga, Barra do Garças, Colíder, Diamantino, Juara, Porto dos Gáuchos, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sorriso e Varzea Grande também irão votar no segundo turno para presidente da República.

O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou uma urna para cada local de votação e um funcionário para acompanhar o pleito eleitoral. A votação está prevista para começar às 8h e encerrar às 17h. A segurança dos locais será feita pela guarda da Polícia Militar.

SOCIOEDUCATIVO

Sessenta e cinco adolescentes internos do Centro Socioeducativo de Cuiabá foram cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Desse total, 16 votarão dentro da própria unidade de internação e os demais receberam o alvará de soltura e irão votar no seu bairro ou cidade.

De acordo com a diretora da unidade Socioeducativa, Vilma de Oliveira, todos os adolescentes foram instruídos sobre a importância das eleições. Muitos retiraram pela primeira vez o documento necessário para exercer a cidadania.

Oferecer aos reeducandos o direito de votar está inserido no Plano de Modernização para o Sistema Prisional de Mato Grosso, na política número seis "Vida digna na prisão", elaborado recentemente pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Secretaria Adjunta de Justiça.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21927/visualizar/