Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 18 de Outubro de 2010 às 19:26
Por: MARIA BARBANT

    Imprimir


Assessoria
Lançado no final de 2007, o Projeto AquaBio foi efetivamente iniciado em 2008, com a formação dos Comitês Municipais de
Lançado no final de 2007, o Projeto AquaBio foi efetivamente iniciado em 2008, com a formação dos Comitês Municipais de

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/MT) realiza nos dias 19 e 20 de outubro (terça e quarta-feira), às 08h, no Auditório Pantanal, reunião de trabalho para nivelamento do Projeto Manejo Integrado dos Recursos Aquáticos na Amazônia – Projeto AquaBio. Esta será a quinta Reunião Ordinária do Comitê Estadual do Projeto Aquabio.

Na pauta da reunião estão previstas a definição dos limites temáticas dos subprojetos e a elaboração do POA Estadual para 2011. Estarão participando da reunião representantes da coordenação nacional do projeto, Manoel Lima e do Ibama/BSB, Bruno Mendes.

AQUABIO

Em Mato Grosso o projeto é coordenado pelo Governo do Estado por meio da Sema e tem como objetivo promover ações estratégicas visando a gestão integrada da biodiversidade aquática e dos recursos hídricos junto aos atores relevantes. O foco do projeto é a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas aquáticos nas políticas e programas para a Bacia Amazônica.

O projeto tem sua área de atuação nos Estados de Mato Grosso, Pará e Amazonas, nas regiões do Rio Xingu (cabeceiras) – nos municípios de Água Boa, Canarana, Querência (Mato Grosso); Rio Negro, no Amazonas e Rio Tocantins, no Pará, a jusante da UHE Tucuruí.

Lançado no final de 2007, o Projeto AquaBio foi efetivamente iniciado em 2008, com a formação dos Comitês Municipais de Acompanhamento e do Comitê Estadual. Esses comitês apóiam a implementação e execução do projeto no estado, e são compostos por representantes da Sema, Empaer, Sinfra, Seduc, Casa Civil/Superintendência de Assuntos Indígenas, Unemat, Ibama/MT, ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Funai, Embrapa, UFMT, representantes dos executivos municipais e ONGs, Federação dos Pescadores de Mato Grosso (Fepesc), e Famato (Comitê Estadual) e, nos municípios, por representantes de órgãos do executivo, legislativo e a sociedade civil organizada, além de instituições de ensino e organismos ambientais.

Para 2009 foram realizadas capacitação com os atores envolvidos para que possam desenvolver ações efetivas em relação a questões como recursos pesqueiros, conservação de Ecossistemas Aquáticos, Recuperação de Matas Ciliares e Nascentes, Manejo de Recursos Florestais e Ecoturismo.

A coordenador de Programa e Projetos Especiais, da Sema e também integrante da coordenação estadual do Projeto, Railda Assis dos Santos explicou que neste ano, entre as principais ações desenvolvidas pelo Projeto AquaBio está o monitoramento da qualidade e quantidade da água em dez pontos na região do Xingu (Àgua Boa, Canarana e Querência), por meio de visitas mensais, para coleta de material para análise no Laboratório de Ensaios da própria Sema.

Também este ano foram realizadas 17 capacitações (palestras, curso, seminário e oficinas) nas quais foram abordados temas como legislação ambiental, recuperação de APP’s, florestamento e reflorestamento como atividade comercial, administração de pequenas propriedades, lixo, estação de tratamento de água e nascentes, resíduos sólidos, elaboração, execução e gestão de projetos, com a participação de 908 pessoas entre estudantes, agricultores, assentados, técnicos das prefeituras, sindicalistas, madeireiros, agentes de saúde e outros.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22051/visualizar/