Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 16 de Outubro de 2010 às 11:45
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


Assessoria/Bombeiros-MT
Sede da Diretoria Operacional e Comando Regional 1 do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso
Sede da Diretoria Operacional e Comando Regional 1 do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso

Com o objetivo de intensificar as ações preventivas de incêndio e pânico, a meta de nº 15 “Programa de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar”, do Plano de Ação de Segurança (PAS), lançado pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), vem sendo cumprida pelo Corpo de Bombeiros e trazendo resultados significativos para a Segurança Pública de Mato Grosso.

Com a ativação do plano, a corporação recebeu novos equipamentos e viaturas melhorando ainda mais os trabalhos realizados pelos militares. O Governo do Estado cumpriu uma das ações da meta n º15 e adquiriu mais 41 novas viaturas e sete motos para as 15 unidades do Corpo de Bombeiros.

Para realizar o serviço de vistoria técnica em edificações, habitações, comércios e indústrias, foram locadas 28 viaturas modelo Gol sendo que 15 veículos foram encaminhados para as unidades do interior do Estado e 12 estão na Capital.

Com o objetivo de potencializar o trabalho de resposta as ocorrências de natureza emergencial, o Governo também locou cinco viaturas modelo L200 que foram distribuídas para o interior do Estado e na capital. “As viaturas tem condições de chegar rápido em um local de ocorrência, principalmente de resgate, seja de afogamento ou prevenção”, disse o Diretor de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel BM Júlio César Rodrigues.

Com recurso próprio o Corpo de Bombeiros realizou a aquisição de 12 viaturas de Unidade de Resgate. Foram distribuídos 10 veículos para as unidades do interior onde o trabalho de resgate é realizado apenas pelo Corpo de Bombeiros e na Capital foram entregues duas Unidades de Regate. “Na Baixada Cuiabana o Corpo de Bombeiros atua no trabalho de resgate em apoio ao Samu realizando o trabalho de desencarceramento e a estabilização da vítima. As viaturas são equipadas para prestar o socorro básico a vida das pessoas que estão em situação de trauma e emergência”, disse o coronel BM Rodrigues.

Ainda foram investidos R$ 60 mil para a aquisição de móveis para escritórios e estações de trabalhos equipadas com computadores e acesso a internet. Os novos equipamentos foram encaminhados para todas as unidades da instituição.

Outra ação cumprida da meta nº 15 do PAS foi a implantação das Seções de Segurança Contra Incêndios e Pânico (SSCIP) nas unidades do Corpo de Bombeiros da Capital e interior do Estado.

As seções estão ligadas a Diretoria de Segurança Contra Incêndios e Pânico localizada em Cuiabá com função de realizar todos os trabalhos relativos a análises de processos de segurança contra incêndio e pânico e vistorias técnicas para certificar que a edificação está em conformidade com a Lei 8399 do Código Contra Incêndio e Pânico.

Em cinco meses, foram realizados pelos militares 1.612 vistorias técnicas em edificações, habitações, comércios e indústrias de Mato Grosso. Desse total, 465 vistorias foram realizadas em Cuiabá e Várzea Grande e 1.147 em cidades do interior do Estado. “Cada vistoria técnica demanda tempo para ser realizada. É um trabalho essencialmente técnico que exige uma capacitação específica e de grande responsabilidade”, ressaltou o coronel BM Rodrigues.

O Corpo de Bombeiros realiza ainda o ciclo de palestras nas escolas da rede municipal e estadual com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de prevenir os jovens contra incêndio e acidentes domésticos. A ação é uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

“O adulto sabe se determinada situação vai ocasionar risco a ele ou não. Já as crianças e os adolescentes ainda não têm tanto essa percepção de riscos”, falou o diretor de Operações do Corpo de Bombeiros.

Para o coronel Rodrigues a meta nº 15 do PAS está cumprida. “Eu acredito que nós conseguimos cumprir as ações estabelecidas na meta. O foco do Plano era a prevenção. Com o trabalho forte na prevenção conseguimos concluir a meta”, afirmou.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22072/visualizar/