Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 13 de Outubro de 2010 às 12:21
Por: MARIA BARBANT

    Imprimir


Lenine Martins

Os 28 reeducandos do Sistema Prisional, quatro agentes ambientais e quatro gerentes de parques estaduais que participaram do curso de Capacitação de Agentes Ambientais receberam nesta quarta-feira (13.10) seus certificados de conclusão do curso. A entrega dos certificados aconteceu no Parque Estadual Massairo Okamura com a presença de autoridades. No encerramento do curso, reeducandos do Centro Sócio Educativo que participaram da capacitação, integrantes da Banda Cazuluz, fizeram uma apresentação de canções de MPB.

Durante uma semana os alunos receberam informações sobre os procedimentos de monitoramento e combate direto aos incêndios florestais. A capacitação faz parte de uma serie de ações já definidas no Plano Estadual de Preservação e Monitoramento, Controle e Combate a Incêndio Florestal para 2011. O objetivo é formar uma rede de ações preventivas e de combate aos incêndios nos parques estaduais localizados na Grande Cuiabá - Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flô e também, no Monumento Natural Estadual Morro de Santo Antônio -, ampliando de forma efetiva a missão da Sema, de garantir a conservação e preservação dos recursos naturais, com ações que melhorem a qualidade de vida da população.

O secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, destacou a importância do planejamento e preparação para enfrentar o período de queimadas e, a participação dos reeducandos na ação. “Esta é a primeira de uma série de ações que pretendemos desenvolver, em parceria com outras secretarias de estado”. Além da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)/Sistema Prisional, participaram da ação as Secretarias de Estado de Saúde (SES), Casa Militar/Superintendência da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, e Fundação Nova Chance.

“Além de capacitar essas pessoas para atuarem no período de queimadas estamos falando em ações que vão ajudar a comunidade a sobreviver diante de acidentes como o que aconteceu, este ano, no município de Marcelândia”, lembrou o secretário.

Para o secretário adjunto de Justiça, Wilquerson Felizardo Sandes, “esse é um momento de nivelamento de conhecimentos. Aqui somos todos alunos”, salientou. Ele falou também sobre o desenvolvimento de ações integradas entre os vários órgãos dao poder público, no combate aos incêndios florestais, dengues e outras situações e sobre o trabalho de ressocialização, fundamental para a reintegração dos reeducandos à sociedade.

Marcelo Ferri, que participou do curso, falou em nome dos reeducandos e lembrou que a iniciativa “abriu portas para um novo conceito de ressocialização”. Ele lembrou de uma outra ação desenvolvida pelo grupo, a Limpeza da Baía de Chacororé, no município de Barão de Melgaço. “São iniciativas que trazem uma nova expectativa de vida e estamos à disposição da sociedade, quando for necessário”.
Neide Duarte, a presidente da Fundação Nova Chance - entidade que trabalha diretamente com a reintegração dos reeducandos à sociedade -, disse que “a ação contribui com o Meio Ambiente e na construção de um planeta melhor e, é mais uma ação de reinserção social dos reeducandos”.

CAPACITAÇÃO

O curso de capacitação de Agentes Ambientais, iniciado no último dia 04.10, foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com as Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MT), de Estado de Saúde (SES), Casa Militar, Corpo de Bombeiro Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT), e Superintendência de Defesa Civil/MT.

A capacitação teve uma carga horária de 40 horas, distribuídas em atividades práticas e teóricas, nos períodos da manhã e da tarde. Nas aulas teóricas foram abordados temas como o efeito do fogo no ecossistema; conhecimento dos materiais e equipamentos; legislação ambiental; técnicas e táticas de emergências e noções de socorros de emergência.

Participaram da entrega dos certificados o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia; o secretário adjunto de Justiça, Wilquerson Felizardo Sandes; a presidente da Fundação Nova Chance, Neide Duarte; o superintendente da Defesa Civil, major BM Agnaldo Pereira e demais autoridades.

Para encerrar o curso, os alunos ainda vão receber orientações sobre o combate á dengue.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22110/visualizar/