Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 06 de Outubro de 2010 às 16:11

    Imprimir


Suspeitas de integrar quadrilhas de roubo de carga do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, 59 pessoas foram presas até a tarde de hoje (6) pela Operação Colônia, da Polícia Federal (PF). De acordo com o agente da PF Marcos Koren, 56 prisões foram feitas no Paraná, duas em Santa Catarina e uma em São Paulo. Mais 39 pessoas com mandados de prisão preventiva decretados estão foragidas.

Cerca de 320 policiais participam da operação, que teve início na madrugada desta quarta-feira. Todos os presos estão sendo transferidos para a sede da Polícia Federal em Curitiba. Foram apreendidos nove caminhões e R$ 220 mil em dinheiro com um dos presos de Paranaguá. Ao todo, a PF cumpre 121 mandados de prisão nos três estados.

A PF e o Ministério Público do Paraná começaram as investigações há 11 meses, após denúncias de roubo de cargas feitas por empresas que atuam no porto. De acordo com o agente Koren, a polícia descobriu seis quadrilhas que vinham agindo há anos na região, desviando cerca de 3 mil toneladas por ano de grãos, fertilizantes e óleo de soja.

Dentre os presos estão policiais civis, advogados, caminhoneiros, funcionários de terminais portuários, donos de empresas de fachada – responsáveis pela emissão de notas frias - e receptadores. As quadrilhas se utilizavam de vários métodos para esconder o crime: lançamento fictício de descargas nos sistemas de terminais portuários, substituição de fertilizantes desviados por produtos de menor valor e carregamentos de caminhões com placas clonadas e documentos falsos, por exemplo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22174/visualizar/