Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 05 de Outubro de 2010 às 15:09
Por: CAROLINA MIRANDA

    Imprimir


Davi Valle
Doar sangue além de ser um ato de amor e de solidariedade ao próximo, salva vidas
Doar sangue além de ser um ato de amor e de solidariedade ao próximo, salva vidas

Devido ao feriado prolongado de 12 de outubro, que acontece na próxima semana, o MT Hemocentro pede ajuda da população para a doação de sangue tendo por objetivo a manutenção da cobertura, atender a demanda das necessidades diárias das unidades de saúde, além de manter o estoque de sangue adequado. “A intenção é não apenas sensibilizar os possíveis doadores, com idades entre 18 e 65 anos, mas fazer com que eles sejam doadores fidelizados”, ressaltou a diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani.

Vale lembrar que deve ser respeitado o intervalo das doações para homens e mulheres. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses, e as mulheres de três em três meses. “Doações de sangue precisam ser feitas constantemente, respeitando os intervalos mencionados, porque o sangue coletado tem validade de uso”, informou,

Eliana Rabani faz um chamado especial aos doadores dos fatores RH negativos, principalmente o O negativo (doador universal). “Salientamos que todos os tipos sanguíneos são importantes, precisamos da colaboração de todos, mas devido à baixa incidência dos fatores RH Negativos na população, estes se encontram em níveis mais preocupantes”.

Além da questão dos tipos sanguíneos, a diretora reforça para a necessidade da doação de plaquetas. Para esse tipo de doação se faz necessário um agendamento prévio, pois o procedimento dura cerca de uma hora e meia.”As plaquetas são componentes do sangue responsáveis pela coagulação, usados em casos de hemorragias ocasionadas pela pouca quantidade de plaquetas ou quando as mesmas não estão funcionando bem. É utilizada em tratamento de pacientes com câncer, leucemia, anemia aplástica, submetido a cirurgias cardíacas, transplante de órgãos, de medula óssea e outras doenças”, disse a diretora.

DOADOR DE PLAQUETAS

Para ser um doador de plaquetas as condições básicas são: ser doador regular de sangue total, estar saudável, pesar mais de 60 kg, ter idade entre 18 e 65 anos, ter em mãos um documento com foto válido em todo território nacional, estar bem alimentado e ter dormido bem na noite anterior.

Outro fator a ser destacado é que o doador não pode ter feito uso de Ácido Acetil Salicílico (AAS) e antiflamatórios nos últimos cinco dias que antecedem a doação; além de ter maior disponibilidade de tempo, visto que o procedimento dura entre 60 e 90 minutos.

DOADOR DE SANGUE

As condições básicas para doar sangue são sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional. Para o dia da doação é necessário não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes, evitar alimentos gordurosos três horas antes.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22187/visualizar/