Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 01 de Outubro de 2010 às 11:55
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Segurança Pública apresenta plano de ação para as eleiçoes de 2010
Segurança Pública apresenta plano de ação para as eleiçoes de 2010

As 30 equipes policiais da região metropolitana, que vão reforçar o policiamento no interior do Estado, começaram a se deslocar para as cidades mais distantes nesta sexta-feira (01.10). Ao todo, 270 policiais lotados em delegacias de Cuiabá e Várzea Grande e nas Diretorias de Atividade Especiais e de Inteligência vão integrar o efetivo existente no interior para a cobertura dos 141 municípios de Mato Grosso nas eleições deste domingo, 3 de outubro.

A Polícia Judiciária Civil mobilizou 1.263 policiais (135 delegados, 208 escrivães e 920 investigadores) para a apuração dos possíveis crimes eleitorais no dia do pleito. “A Polícia Civil tem atuação supletiva em matéria eleitoral, agindo em local da infração quando não existir Polícia Federal. Vamos desempenhar nosso papel de polícia judiciária na apuração e colheita das provas de crime eleitoral”, disse o delegado geral, Paulo Rubens Vilela.

Na Capital e Várzea Grande haverá reforço nos plantões e equipes estarão preparadas para atender situações adversas, além do serviço de inteligência que atuará em nível estratégico, observando eventuais bocas de urna e outras fraudes eleitorais, como coação de voto, compra de voto e transporte e alimentação de eleitores.

Além dos plantões, policiais serão deslocados para os municípios da Baixada Cuiabana. “Estaremos atuando como polícia especial, dentro da nossa atribuição constitucional”, disse o diretor metropolitano Marcos Veloso. “Os delegados foram instruídos para atuar de acordo com a padronização da Justiça Eleitoral. Os juízes serão imediatamente comunicados dos procedimentos lavrados”, complementou.

No interior, também foi feito remanejamento interno para a ampla cobertura policial das eleições. O diretor de interior, Jales Batista da Silva, informou que o planejamento foi feito para atender todas as cidades, especialmente as comarcas. “Mandamos reforço para todas as regiões e esses policiais estarão atuando no serviço repressivo, além do administrativo”, disse.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22219/visualizar/