Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 30 de Setembro de 2010 às 14:20
Por: LIVIA RABANI

    Imprimir


Assessoria/Perícia Oficial
Treinamento de CSI de peritos de Mato Grosso nos Estados Unidos
Treinamento de CSI de peritos de Mato Grosso nos Estados Unidos

Mato Grosso ganhará ainda este ano novos equipamentos para a perícia criminal destinados a Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec), que irá melhorar a qualidade no trabalho dos peritos, oferecendo maior agilidade nas perícias.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, esteve na quarta-feira (29.09), em Brasília, para a entrega simbólica dos equipamentos, que foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Um microcomparador balístico e um dispositivo de luz foresense multiespectral - utilizado principalmente em casos de homicídios - serão destinado à Diretoria Metropolitana de Criminalística. Também foram doados uma Câmara Frigorífica com capacidade para quatro corpos, um aparelho scanner radiográfico e um Cromatógrafo gasoso com espectrômetro de massa utilizado para separar e identificar substâncias. Esses serão destinados à Diretoria Metropolitana de Medicina Legal.

Nove maletas para local de crime, utilizadas para coletar evidências criminais, serão designadas à Gerencia de Perícia Externas.

Para o interior do Estado serão doados 12 maletas para local de crime, uma Câmera frigorífica com capacidade para quatro corpos e outra com capacidade para dois corpos.

“O Estado de Mato Grosso irá ganhar muito com os novos equipamentos pois, melhora a estrutura e as ações da Politec, que possui um trabalho importante na questão da probatória e para isso requer os investimentos”, disse o secretário Diógenes Curado.

A entrega dos equipamentos faz parte de uma das metas do Plano de Ações de Segurança (PAS), lançado pelo Governo do Estado no mês de abril deste ano, e integra a meta 14 do plano, que trata da modernização da Politec através de equipamentos de tecnologia avançada proporcionando maior eficácia nos trabalhos realizados pela Diretoria.

Para a diretora da Perícia e Identificação Técnica do Estado (Politec), Patrícia Fachone, a modernização da instituição foi de extrema importância e principalmente a nova estrutura organizacional, que gerou maior autonomia para a instituição. “Um dos grandes ganhos foi a criação de uma corregedoria própria que possui um papel importante em qualquer instituição”, observou a diretora.

Outros ganhos que seguem com esta autonomia “é a maior rapidez na resposta de processo, inclusive de condutas equivocadas que possam ocorrer”, disse Patrícia. “Temos também uma maior imparcialidade em que os orgãos de perícia assumem e adotam quando não se tem vínculos com nenhuma das partes do processo”, explicou.

Patrícia Fachone enfatizou também que os equipamentos que o Estado está recebendo vêm em boa hora, pois os aprovados no concurso poderão trabalhar com os novos equipamentos.

Os 60 peritos criminais e 20 técnicos de necropsia aprovados no último concurso do Estado estão em curso de formação.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22226/visualizar/