Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 12:30
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


“Com o corre-corre do dia-a-dia nós esquecemos de cuidar da saúde. Aqui no evento pude verificar como ela anda. Isso é ótimo!”, disse o agente prisional da Penitenciária Central do Estado, Luiz Márcio de Almeida, depois de uma deliciosa e relaxante massagem feita pelos massoterapeutas do Circuito de Qualidade de Vida que começou na terça-feira (28.09) e vai até quita-feira (30.09), das 8h às 11h, no Parque Massairo Okamura, na avenida do CPA, em Cuiabá.

O objetivo do Circuito é fazer um trabalho de prevenção focado na área da saúde voltado para os servidores do Sistema Prisional e Socioeducativo.

Para a coordenadora do Circuito de Qualidade de Vida, Juliana Espósito, o evento é importante para realizar a prevenção da saúde do servidor. “A partir do momento que você tem um servidor de bem com a saúde o seu desempenho e desenvolvimento no trabalho melhoram. Nosso foco é que os servidores estejam saudáveis para trabalhar”, disse.

Além da massoterapia, os servidores recebem também os serviços de Técnicos de Enfermagem que aferem a pressão, verificam a glicemia e índice de massa corpórea (IMC), nutricionista, psicólogos, odontologista e fisioterapeuta.

Para desenvolver o programa de Qualidade de Vida, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Ministério da Justiça e do Fundo Nacional de Segurança Pública, disponibilizou recursos de quase R$ 1 milhão, por meio de convênio federal, às secretarias de Justiça e Segurança Pública de dez estados da federação (Amazonas, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Roraima, Rondônia e Paraíba), para investimento na qualidade de vida, identificação dos principais sintomas e causas do estresse dos profissionais de segurança pública.

Mato Grosso é pioneiro na realização do programa, e realizou avaliação do nível de estresse e qualidade de vida de 2.266 profissionais da Segurança Pública, sendo 1.462 policiais militares; 409 policiais civis; 183 bombeiros militares e 140 servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica. Foram realizados com os servidores trabalhos de prevenção e controle do estresse, intervenções de prevenção e gerenciamento do estresse, além de campanhas sensibilizadoras com base no mapeamento das principais fontes de estresse.

Como parte do programa também foram capacitados profissionais dos diversos órgãos envolvidos na qualidade de facilitadores, a fim de prepará-los para auxiliar na continuidade do programa de Prevenção do Estresse na Segurança Pública.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22245/visualizar/