Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 15:44
Por: DANA CAMPOS

    Imprimir


A Polícia Militar de Mato Grosso inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23.09), a sede do Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), dotada de alojamento (feminino e masculino), refeitório, sala de armas, de reunião, banheiros e um amplo pátio que servirá para a realização de treinamento tático e operacional. A sede abrigará um efetivo de 133 policiais militares, equipados com 33 viaturas, sendo 26 carros e sete motocicletas.

Localizada na rua Major Gama, no bairro Dom Aquino, o batalhão proporcionará maior segurança, segundo os moradores locais. “Antes mesmo da instalação oficial, a presença dos policiais no bairro enquanto organizavam a mudança já dava uma sensação maior de segurança. Agora, com a instalação concretizada teremos mais tranquilidade no bairro que, infelizmente, é considerado bastante violento”, disse a dona-de-casa Maria Conceição Silva, que reside no Dom Aquino há 55 anos.

A dona-de-casa Elair Dias Pinto Brito, de 50 anos, diz que praticamente nasceu no Dom Aquino e que se sente aliviada e feliz por ter bem próxima a ela um batalhão de polícia, especialmente o da Rotam. “É uma polícia capacitada, treinada e que, graças a Deus, está bem aqui, ao lado de casa”, comemorou. De acordo com a moradora, a instalação do batalhão no bairro representa uma conquista dos moradores. “A gente clamava pela retomada da Rotam. E tê-la aqui ao lado é muito bom. Saber que o maior problema do bairro será combatido é uma vitória para todos nós moradores”, destacou a moradora, ao referir-se sobre o tráfico de drogas constantemente combatido pela Polícia Militar na região.

Outro que destacou a importância da sede foi o presidente da Associação de Moradores do bairro Dom Aquino, Martinho Reis da Conceição. “Esse batalhão representa uma nova etapa para a segurança pública da Capital”, disse. Para o comandante da Rotam, o tenente-coronel PM, Airton Benedito de Siqueira Junior, receber essa valorização da comunidade é extremamente importante para a atividade policial. “O que a gente busca é ter cada vez mais a aproximação da comunidade. E ouvir esses depoimentos é bastante valoroso para a frota como um todo”, revelou Martinho Reis.

O comandante da PM, coronel Osmar Lino Farias, destacou a responsabilidade que a frota tem diante de toda a corporação e da sociedade. “Vocês devem saber que não são melhores do que os demais membros dessa instituição. Mas, também, devem ter o conhecimento que são diferentes deles, pois vocês têm a responsabilidade de dar o apoio às demais unidades policiais, caso haja necessidade, e atender a sociedade de maneira justa e respeitosa”, enfatizou.

Durante a solenidade de inauguração foi realizada uma apresentação da Banda Militar, do grupo de capoeira do projeto social ‘Agente Beira Rio’, mantido pela Polícia Militar em parceria com a comunidade do Beira Rio. Também houve a apresentação de parte da tropa da Rotam, em que simulou uma ação de combate a manifestação popular enérgica e assalto a banco.

Além do comandante da PM, estiveram presentes na solenidade de inauguração o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o diretor de infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal - Fifa 2014 (Agecopa), Carlos Brito, o promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Paulo Prado, e demais representantes do setor de segurança pública e da comunidade em geral.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22288/visualizar/