Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 15:25
Por: Glaucia Colognesi

    Imprimir


Wálter Machado

Wilson mostrou ser o mais preparado no debate promovido pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Ele mostrou conhecer os problemas de Mato Grosso e ter as melhores idéias para resolvê-los.

Wilson contou que quer ser governador para distribuir renda e dar oportunidades para que os filhos dos trabalhadores também possam ser doutor na vida.

Para isso Wilson vai investir pesado em Educação e Saúde. Uma de suas metas é inaugurar um campus da Unemat em Várzea Grande no segundo semestre do seu mandato. Ele pretende também criar o Bolsa Universitária Estadual para 15 mil jovens, o passe-livre estadual urbano e intermunicipal para alunos carentes e melhorar o MTVest com aulas presenciais.

Para resolver a falta de médicos no interior Wilson propôs implantar o curso de medicina na Unemat, em Cáceres, e criar uma Lei que estabeleça o serviço civil obrigatório para obrigar o acadêmico formado em medicina por universidades públicas a atender no interior pelo menos durante um ano. Os serviços seriam remunerados.

Visando promover uma segurança pública de qualidade Wilson vai criar a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para atacar principalmente as causas da violência, o desemprego e todas as formas de discriminações. Ele também vai implantar tornozeleiras eletrônicas nos presos que estão no regime semi-aberto e estabelecer presídios produtivos, onde o preso vai trabalhar para pagar pela comida que consome.

Para combater o uso de drogas, Wilson vai estender o ensino integral para todo o Estado, investir na capacitação de pais e professores para saberem lidar com os dependes químicos e construir Centros de Recuperação. Wilson também apóia projeto do deputado federal e candidato ao Governo do Rio de Janeiro Fernando Gabeira que obriga os fabricantes de cola de sapateiro a colocar um produto que tira o cheiro sedutor e viciante do produto. “Uma das primeiras drogas usadas pelos jovens é a cola de sapateiro”, constatou.

Wilson também falou numa nova política tributária. Ele pretende reduzir o ICMS do óleo diesel em 50% e para as empresas de ônibus vai baixar de 80% a 100% visando reduzir a tarifa do transporte coletivo.

Segundo o mediador do debate, o professor Brasiliano Brasil Borges, os candidatos que compareceram ao debate, Wilson Santos e Mauro Mendes, “deram uma lição de democracia e civilidade à comunidade acadêmica”. Para o professor a ausência dos candidatos Silval Barbosa e Marcos Magno prejudicou o processo democrático.

Wilson defendeu mudanças na legislação eleitoral que obrigue a todos os candidatos, principalmente a cargos executivos, a comparecer a um número mínimo de debates. O objetivo da proposta seria dar a oportunidade aos eleitores de conhecer melhor a todos os candidatos e não se enganar na hora de escolher em quem votar.

“A sociedade quer um governante transparente, ousado, que não teme um debate livre, franco, apimentado. Toda a minha vida foi assim sempre debatendo, abrindo para o contraponto, aprendendo com as críticas e evoluindo. Eu não tenho dúvida que o debate é o momento áureo da democracia”, salientou.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22290/visualizar/