Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 15:18
Por: Steffanie Schimidt

    Imprimir


Ednilson Aguiar

A autonomia do campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso é uma das bandeiras que o ex-governador e candidato ao Senado Federal Blairo Maggi (PR) vai defender em Brasília . Durante reuniões políticas realizadas nos bairros Cidade Alta, Jardim Brasília e Parque Universitário na noite de quarta-feira (22) ele se comprometeu em lutar para a implantação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Para o candidato, o desenvolvimento do município como um pólo econômico envolve também o investimento em outros segmentos, como o da Educação. “Eles são essenciais para dar sustentação ao crescimento de qualquer região”, explicou Blairo Maggi.

Pela proposta, a universidade que atualmente funciona como um dos campus de Cuiabá, passaria a ter independência e orçamento próprio. A vantagem é a abertura de cursos como Direito e Medicina, que hoje não são oferecidos na região. Além de ser considerados cursos de excelência, a graduação em bacharelado forma profissionais voltados para o mercado de trabalho.  Atualmente, em Rondonópolis são ofertados 19 cursos, a maioria em licenciatura, com formação específica para o ensino.

Moradora do Jardim Brasília, Telma Bitencourt, de 22 anos, está cursando Direito em uma faculdade particular. “Penso que será excelente termos uma maior oferta de cursos da universidade pública. Hoje, na cidade, só pode escolher a profissão que vai seguir quem puder pagar”, disse. Ela acredita que uma cidade com cerca de 200 mil habitantes não pode ficar refém só de universidades privadas.

Já a costureira Gerusa Neves de Abreu afirmou que sonha com essa universidade para que seus filhos, de 21 e 22 anos, possam estudar gratuitamente. Ela aprovou a proposta apresentada por Maggi durante a reunião. “Pelo menos vão poder tentar entrar em uma universidade federal, fazendo o curso que gostam, seria ótimo”.

“Esse é um compromisso que eu e o nosso outro candidato da coligação a senador, o deputado federal Carlos Abicalil (PT), já fizemos com a população de Rondonópolis. Se formos eleitos teremos condições de articular a implantação da Universidade Federal de Rondonópolis. Inclusive já tratei deste assunto com a candidata a presidente Dima Rouseff”, destacou Maggi.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22291/visualizar/