Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 14:10

    Imprimir


Senador Jorge Yanai, DEM
Senador Jorge Yanai, DEM

Este ano, as queimadas no cerrado aumentaram mais de 90% em relação a 2009. Foi sobre esse tema que o senador Yanai falou à imprensa de Brasília. Entre as principais causas dessa ocorrência, estão, na opinião do senador, o forte calor que assola a região e a falta de responsabilidade de uma parte da população que não respeita o ambiente: "Este ano o calor e a seca estão castigando demais a região, o que propicia um maior surgimento de incêndios. Mas, também, ainda existe muita falta de consciência de algumas pessoas que moram na região e que não têm um mínimo de cuidado com os resíduos que lançam no meio ambiente, nem com o lixo, nem com as fogueiras acesas propositalmente".

O senador, que é de Mato Grosso, esteve viajando pela região para constatar os prejuízos. Ele afirma que a região do baixo e do médio Araguaia, onde predomina o cerrado, foi muito castigada. Em vista disso, não só a natureza foi afetada, mas também a produção agrícola local, a pecuária e todas as demais formas de vida. Uma outra área, o Nortão do Estado, onde predominam as florestas, também foi muito afetada: "Na região de Marcelândia, tivemos quase 100% da área industrial atingida pelo fogo, além de casas de famílias residentes no lugar. A população da região está sofrendo muito. O prejuízo é incalculável."

Yanai diz ainda que a responsabilidade de conter as queimadas é de todos: "Não podemos ir contra a natureza; não podemos mudar o tempo; mas podemos cuidar para que todos tenham atitudes responsáveis. A educação ambiental, com orientação de preservar a vida e o patrimônio, deve existir desde o ensino fundamental e deve acompanhar o indivíduo durante toda a sua vida".







URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22546/visualizar/