Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 30 de Agosto de 2010 às 12:19
Por: CLEIDE DALTRO

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Clínica veterinária e restaurantes assinam termo de adesão ao projeto Vale Luz
Clínica veterinária e restaurantes assinam termo de adesão ao projeto Vale Luz
Na sexta-feira (29.08) a Secretaria de Estado de Trabalho Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) firmou parceria com Club Garage, Restaurante Haru e a Clínica Veterinária São Francisco na adesão para o Projeto Vale Luz.

O sistema de troca tem como finalidade principal preservar o meio ambiente reduzindo o impacto poluente dos resíduos sólidos na natureza, gerando economia e renda para as famílias de Mato Grosso. A pessoa leva a latinha, garrafa pet ou qualquer outra embalagem plástica, como por exemplo, de detergente, água sanitária, pesa no posto de coleta e recebe um ticket com o valor do bônus e troca por cupons que constará o peso do referido material e o respectivo valor para ser utilizado no pagamento da energia.

Os novos parceiros se prontificaram a fazer algo a mais do que recolher o material. Segundo Rodrigo Soares representante do Club Garage, será transmitido vídeo institucional da campanha (que está em processo de produção) no local. O restaurante Haru é o primeiro do ramo a assinar o termo de adesão. Lucas Trevisan seu representante disse que irá fixar cartazes próximo do caixa. Claudio José de Assis da Clínica Veterinária São Francisco disse que "é preciso conscientizar também os políticos para que façam leis mais eficientes sobre a preservação do meio ambiente".

O representante da Bioterra, Odivaldo Santos, explicou sobre o destino dos materiais recolhidos. "O material recebido que não for utilizado em Mato Grosso será encaminhado para São Paulo às indústrias de polietileno, mas esperamos que em breve todo esse material seja processado aqui mesmo" concluiu.

O Projeto é uma parceria entre o Governo do Estado por intermédio da Setecs, com os parceiros: Indústria de Reciclagem Ltda – (Bioterra), Rede Cemat, Mercado Modelo, Bimetal Indústria Metalúrgica Ltda, União Coxipoense de Moradores (UCAM), União Cuiabana das Associações de Moradores de Bairro ( UCAMB), União Varzeagrendense das Associações de Moradores de Várzea Grande (UNIVAB) onde apresentam o Programa Sócio Ambiental Reciclar.

O Vale Luz, foi Criado em 2006. Em 2009 houve uma avaliação dos resultados e chegou-se à conclusão que o projeto precisava de novos postos de troca e mais parceiros. Em Março de 2010 foi relançado com inauguração do primeiro posto de troca no Supermercado Modelo IGA Aeroporto. O objetivo do Projeto é colaborar para o crescimento da consciência ecológica e facilitar o pagamento da fatura de consumo de energia elétrica, através dos créditos obtidos com a venda de materiais recicláveis.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22562/visualizar/