Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Domingo - 22 de Agosto de 2010 às 08:35

    Imprimir


Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Junior
Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Junior

Na noite de quinta-feira (19.08), a Defensoria Pública do Estado passou a contar com mais 24 Defensores Públicos que junto aos 117 que já atuam em Mato Grosso, garantirão 100% de atendimento em todo o Estado. A cerimônia de posse aconteceu no Cenarium Rural, em Cuiabá, e contou com a presença dos chefes do Poder, procurador-geral do Ministério Público, Marcelo Ferra, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB/MT), Cláudio Stábile, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), desembargador Paulo Cunha, chefe do Grupo de Operações Especiais (GAECO), Paulo Prado e o representante da Associação dos Defensores Públicos, Air Praeiro.

Com a posse dos novos membros Defensores Públicos Substitutos aprovados no IV Concurso da Instituição, todos os municípios contarão com assistência jurídica integral e gratuita. Antes presente em 67, agora a Defensoria Pública estará prestando seus serviços à população nas 79 Comarcas do Estado de Mato Grosso.

O recém-empossado Defensor Público Substituto, Rafael Rodrigues Pereira Cardoso, natural de Monte Carmelo (MG) fez questão de destacar que outros estados também ofereceram concurso público para a carreira, mas, o diferencial de Mato Grosso foi a estrutura e consolidação da Instituição. “O que nos chamou a atenção foi a importância que a Defensoria tem dentro do Estado uma vez que, percorrendo outros entes da Federação, a gente percebe que a Defensoria ainda está em crescimento ao passo que aqui ela já está solidificada enquanto Instituição. Optei por ser defensor por uma questão de ideal de justiça e acredito que na Defensoria a gente consiga exercer esse papel com maestria porque atendemos àqueles que mais sofrem com a omissão do Estado”, declarou Cardoso.

Para o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Junior, ‘atingir a totalidade das Comarcas do Estado significa estender a proteção jurídica a todos hipossuficientes de Mato Grosso’, disse ao reiterar que até o dia 20 de setembro os atendimentos já serão efetivamente realizados nas 12 Comarcas onde a Defensoria ainda não estava presente: Alto Taquari, Brasnorte, Campinápolis, Cláudia, Feliz Natal, Guiratinga, Jauru, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Ubiratã, Porto Esperidião e Tabaporã.

Embora o concurso tenha aberto 25 vagas, só foram empossados nesse primeiro momento 24 defensores, visto que, legalmente os nomeados têm até 30 dias para serem empossados.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22636/visualizar/