Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 19 de Agosto de 2010 às 08:25
Por: Marcos Lemos A GAZETA

    Imprimir


Deputado de 5º mandato e concorrendo ao 6º consecutivo, Wellington Fagundes (PR) lidera a corrida sucessória com 7,79% das intenções de voto para uma das 8 vagas da Câmara Federal. É o que aponta pesquisa do Instituto Gazeta Dados, realizada entre os dias 14 e 16 de agosto. Através do voto espontâneo (quando não há interferência na manifestação do eleitor), mil entrevistados citaram 27 nomes. Entre os 8 primeiros colocados, 4 são atualmente parlamentares federais.

Depois de Fagundes vem o ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal, ex-prefeito de Várzea Grande Júlio Campos (DEM), com 7,59%, e irmão do senador Jaime Campos. Júlio foi derrotado nas eleições de 2008, quando disputou contra o prefeito Murilo Domingos (PR) a prefeitura de Várzea Grande.

Entre os demais citados e atuais detentores de mandato está Thelma de Oliveira (PSDB), viúva do ex-governador e líder político Dante de Oliveira, falecido em 2006 quando planejava voltar à carreira política concorrendo a uma vaga de deputado federal. A tucana caminha para a 3ª reeleição com 6,04% de pontuação. Na sequência vem Carlos Bezerra (3,99%), presidente do PMDB que já foi governador, senador, deputado estadual e prefeito por dois mandatos de Rondonópolis e concorre à 3ª reeleição.

Pedro Henry (PP), que exerce o 3º mandato consecutivo e está em campanha eleitoral, embora não tenha conseguido registro definitivo, obteve 3,80%. Dos nomes novos que aparecem entre os mais indicados pelos eleitores estão Nilson Leitão (PSDB), ex-prefeito de Sinop e ex-deputado estadual, que aparece com 3,70% e, Eduardo Moura (PPS), com 3,41%.

Do PT, a atual senadora Serys Marly obteve também 3,41% das indicações e Ságuas Moraes 3,02%. Ex-prefeito de Juína por 2 mandatos e 2 vezes deputado estadual, Ságuas foi nos últimos 3 anos secretário de Educação do Estado.

Ainda surgem na pesquisa Valtenir Pereira (PSB) com 2,92%, seguido de Eliene Lima (PP) com 2,73% e Homero Pereira (PR) com 1,66%. Todos os 3 são deputados federais e disputam a reeleição.

O Gazeta Dados utilizou a técnica Survey, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do público em 41 municípios, divididos em 7 regiões (veja o mapa nesta página). A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) sob o número 28.573/2010 e é a primeira de uma série a ser realizada nos próximos dias.

Um fato chama atenção na pesquisa espontânea para deputado federal, que é o alto índice de indecisos. São 33,89%, um índice considerado alto e que pode levar o resultado das eleições ser diferente em relação aos nomes apontados. Brancos e nulos atingiram 9,54%.

Dos 27 nomes citados tiveram os registros indeferidos pela Justiça Eleitoral, além de Pedro Henry (PP), Roberto Farias (PP), Alediner Mesquita Borba, mais conhecido como Dr. Mesquita (PPS). Já Celso Fanaia (PSDB), citado como candidato a federal, disputa vaga a estadual, o mesmo ocorre com o deputado estadual e candidato à reeleição Sérgio Ricardo (PR).

Sérgio é o primeiro a estadual

Se as eleições para a Assembleia Legislativa fossem hoje e os nomes para ocuparem as 24 cadeiras fossem os apresentados pela pesquisa do Instituto Gazeta Dados apenas 11 dos atuais deputados estaduais seriam reeleitos. Lidera a disputa o atual 1º secretário da Casa, Sérgio Ricardo (PR), com 4,87% dos votos. Ele concorre ao 4º mandato e está seguido de perto pelo ex-presidente José Riva (PP), com 4,19%, que tenta ser deputado estadual pela 5ª vez. Em 3º lugar, vem o ex-secretário de Estado do governo Blairo Maggi (PR) Baiano Filho (PMDB), com 1,46%, e em 4º o candidato à reeleição Wagner Ramos (PR) com 1,36%. O ex-secretário de Desenvolvimento Rural Neldo Egon também foi citado na pesquisa por 0,88%.

Ex-deputado estadual por 3 mandatos e ex-prefeito de Alta Floresta, Romoaldo Júnior (PMDB) aparece com 1,27%, seguido pelo atual deputado estadual e ex-prefeito de Sorriso por 3 mandatos José Domingos Fraga (DEM), também com 1,27%. O deputado estadual Nilson Santos (PMDB), primeiro suplente do partido que assumiu vaga com a cassação de Walter Rabello, tem 0,97%.

Dentre os 91 nomes de candidatos citados espontaneamente pelos entrevistados também estão Mauro Savi (PR), atual presidente da Assembleia Legislativa, Sebastião Rezende (PR), Ademir Brunetto (PT), que disputa seu segundo mandato, Wallace Guimarães (PMDB), Guilherme Maluf (PSDB) e Antônio Azambuja (PP). Existem candidatos indicados que tiveram registros de candidatura negados pela Justiça Eleitoral, como o caso do deputado Gilmar Fabris (DEM) e dos vereadores por Cuiabá Francisco Vuolo (PR) e Leve Levi (PP).

Como são entrevistas espontâneas, onde não se oferece o nome dos candidatos, há 2 citações para Antônio Santana (PPS), registrado como Dr. Antônio, com 0,68%, e Dr. Antônio com 0,49% como é conhecido o atual deputado Antônio Azambuja (PP). Entre os candidatos apontados pelos entrevistados aparecem os ex-deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PR/0,58%) e Carlão Nascimento (PSDB/0,29%) que tentam voltar ao Parlamento. Militantes políticos como Juca Lemos (PT), que já foi vereador por Rondonópolis e sempre disputou cargos eletivos sem sucesso, foi citado por 0,68%, estando entre os 24 primeiros na preferência eleitoral.

Na lista com 91 nomes estão candidatos a outros cargos como Carlos Abicalil (PT), deputado federal e candidato ao Senado, Júlio Campos (DEM), candidato a deputado federal, Ságuas Moraes (PT), atual deputado estadual e candidato a deputado federal, além de outros que ocupam cadeira no Parlamento Estadual e que têm chances de reeleição como Maksuês Leite (PP), João Malheiros (PP), Chica Nunes (DEM), Alexandre Cesar (PT), Adalto de Freiras (PMDB), o Daltinho, atual líder do partido, o presidente e o ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Deucimar Silva (PP), Luiz Marinho (PTB) e o também vereador por Cuiabá Domingos Sávio (PMDB).

A margem de erro da pesquisa, que ouviu mil pessoas, é de 3% a mais ou a menos e o intervalo de confiança é de 95%. A metodologia aplicada foi a Survey realizada através de amostra por quotas proporcionais. Registrada junto ao TRE/MT sob o número 28573/2010, ela foi aplicada em 7 regiões que englobam os principais municípios do Estado.





Fonte: A GAZETA

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22673/visualizar/