Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 18 de Agosto de 2010 às 14:23
Por: CLEIDE DALTRO

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
População de Marcelândia póderá fazer documentos e aproveitar os serviços do Mutirão da Cidadania nesta sexta-feira (20.
População de Marcelândia póderá fazer documentos e aproveitar os serviços do Mutirão da Cidadania nesta sexta-feira (20.
O Governo do Estado leva, nesta sexta-feira (20.08), para o município de Marcelândia (710 km ao norte de Cuiabá) o Mutirão da Cidadania, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A cidade receberá uma edição especial do projeto para confecção de vários documentos e serviços. Entre eles, carteira de trabalho, RG e, excepcionalmente, entrada no Seguro Desemprego.

O Projeto Mutirão da Cidadania é realizado desde 2004 pelo Governo do Estado e em 2008, foi firmado um convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República para o combate ao subregistro, ou seja, o alto índice de pessoas e crianças sem certidão de nascimento em Mato Grosso.

Além da emissão de documentos, o Mutirão deve prestar também orientações jurídicas, serviços de saúde, como testes de glicemia e aferição da pressão arterial. Será possível também fazer a confecção de Boletins de Ocorrência (B.O) na Delegacia Móvel da Polícia Judiciária Civil. Os consumidores poderão ainda esclarecer suas dúvidas com os servidores do Procon Estadual e para as famílias, vítimas do incêndio que ocorreu na cidade, será possível a participação no Projeto de Habitação ‘To Feliz’.

As famílias que serão beneficiadas com a construção das casas em Marcelândia foram identificadas e cadastradas pela Defesa Civil do Estado. A lista com os nomes destes moradores foram entregues para a Setecs que fará os procedimentos para a efetivação do cadastro no programa de habitação.

“O Mutirão chega ao município num momento de muita dificuldade da população, principalmente pelas consequências da tragédia que lá ocorreu. Há ainda a incerteza das pessoas com relação ao sustento de seus filhos, diante da perda do emprego e da renda familiar. Na sexta-feira (20.08), o Governo do Estado pretende propiciar um dia de resgate a cidadania para os moradores de Marcelândia”, disse a secretária-adjunta de cidadania da Setecs, Vanessa Rosin.

O Projeto Mutirão da Cidadania será realizado em Marcelândia na sexta-feira (20.08), das 08h às 16h, na Escola Municipal Castro Alves, nº 30, Vila Boa Esperança.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22680/visualizar/