Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 10:15
Por: WILLIAN FIDELIS

    Imprimir


O clima e o ar seco em Mato Grosso, neste inverno de 2010, é preocupante devido ao grande numero de incêndios florestais e urbanos. A Superintendência de Defesa Civil divulgou, na tarde de quinta feira (12.08), um boletim meteorológico para os próximos dois dias, como uma forma de alertar e orientar a população, dos perigos que a baixa umidade relativa do ar pode trazer.

Os avisos meteorológicos indicam a ocorrência de declínio acentuado de temperatura do ar no Centrosul do Estado nesta sexta-feira (13.08) e sábado (14.08); e
ocorrência de baixa umidade relativa do ar, de 20%, em áreas isoladas do Estado, exceto no Sul que ficará abaixo de 30%, nesta sexta-feira (13.08).

ATENÇÃO:

Índice entre 20% a 30% - Estado de Atenção: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h; Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc; Aumentar a ingestão de líquidos; Trajar roupas leves, fazer refeições leves, evitar banhos mornos ou quentes e uso excessivo de sabonete com o objetivo de não prejudicar a oleosidade natural da pele.

Índice entre 12 e 20% - Estado de alerta: suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; Evitar aglomerações em ambientes fechados; Se houver irritação de olhos e narinas, procure um médico.

Índice Abaixo de 12% - Situação de Emergência: observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, entrega de correspondência, etc; Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc, entre 10h e 16h; Manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, hospitais.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22740/visualizar/