Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 10 de Agosto de 2010 às 10:11

    Imprimir


O sistema de plantões de atendimento da Defensoria Pública de Mato Grosso tem feito a diferença para os cidadãos que necessitam de auxílio jurídico durante as noites, madrugadas, finais de semana e feriados.

Isso é o que demonstram os números de atendimento dos plantões do primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho foram 77 atendimentos fora do horário de expediente, sem contar os casos em que o cidadão procura um Defensor apenas para ser informado de como proceder em determinados casos e para esclarecer dúvidas.

Os atendimentos relacionados a questões de saúde (atendimento, internação, cirurgia, UTIs, etc) disparam e chegam a ser 85,71% do total. Destes, mais da metade (56%) são solicitações de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em alguns casos se obtém êxito administrativamente, mas na grande maioria uma ação judicial é necessária para garantir a efetividade dos direitos do cidadão.

“A satisfação pessoal é grande em conseguir resolver estes casos, como profissional é uma sensação de dever cumprido, quando se atende e resolve o problema de uma pessoa que está na pior das situações – a falta de saúde. Isso nos faz superar até as dificuldades que encontramos no exercício dos plantões”, afirma o Defensor Público Emídio de Almeida Rios, que chegou a atender sete casos de saúde durante uma semana de plantão.

A média superior a 45 mil atividades realizadas mensalmente mostra que a Defensoria Pública tem alcançado seu objetivo de estar mais próxima do cidadão carente. Esse número supera em 40% o registrado no ano de 2009.

De acordo com o Defensor Público Carlos Gomes Brandão, que deu início a 312 ações sobre questões de saúde só no primeiro semestre deste ano, “o principal benefício dos plantões é a pessoa ter acesso à Justiça mesmo quando não há expediente, garantindo assim a assistência à sua saúde, porque problemas como estes não escolhem dia útil para acontecer”, disse.

Com a entrada dos 25 novos Defensores Públicos, agora em agosto, e a instalação da instituição na totalidade das Comarcas do Estado, este atendimento só tende a aumentar cada vez mais, levando justiça e cidadania a quem realmente precisa.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22772/visualizar/