Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Domingo - 18 de Julho de 2010 às 22:21

    Imprimir


Assessoria MMA
Hummel explica que as informações coletadas por satélite vão se somar ao trabalho de campo
Hummel explica que as informações coletadas por satélite vão se somar ao trabalho de campo
Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) assinaram um acordo de cooperação técnica que vai auxiliar no monitoramento da extração de madeira nas áreas de concessão florestal. As atividades produtivas da primeira concessão do país, na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, devem iniciar este ano.

"O Inpe é um instituto de excelência na área de monitoramento das florestas e o uso dessas ferramentas é fundamental para o Serviço Florestal, no controle dos contratos e no acompanhamento do que ocorre com as terras públicas federais", afirma o diretor-geral do Serviço Florestal, Antônio Carlos Hummel.

Para verificar se as empresas estão retirando madeira apenas nos locais, intensidade e períodos permitidos, o Serviço Florestal Brasileiro vai usar imagens de satélite disponibilizadas pelo Inpe. O Instituto também já começou a capacitar técnicos do Serviço Florestal que trabalham com sensoriamento remoto no processamento digital das imagens para realçar as feições características da exploração seletiva, ou seja, por manejo florestal.

O acordo prevê ainda capacitações em sistemas de informações geográficas e gerenciamento de banco de dados espaciais, o que ajudará o Serviço Florestal a ter equipes capazes de aprimorar, constantemente, o monitoramento das florestas públicas brasileiras.

Confiabilidade - O monitoramento por satélite das áreas de concessão vai gerar informações mais detalhadas que as utilizadas atualmente, pois será possível acompanhar espacialmente as atividades dos concessionários. Com essas informações em mãos, o Serviço Florestal conseguirá identificar onde estão os pátios de estocagem e onde foram abertas as estradas para escoamento da produção dentro da unidade de manejo, bem como alguma eventual exploração fora da área designada.

Hummel explica que as informações coletadas por satélite vão se somar ao trabalho de campo e tornar mais eficiente o trabalho das equipes que atuarão diretamente na unidade de manejo com o objetivo de verificar o cumprimento do plano de manejo florestal. "São ferramentas que vão melhorar o controle, a auditoria e a fiscalização das concessões florestais."

A parceria entre Serviço Florestal e o Inpe já vem ocorrendo e o acordo de cooperação técnica veio selar esse compromisso. A cooperação deve se estender a outras ações relativas à gestão das florestas públicas






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/22980/visualizar/