Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 14 de Julho de 2010 às 12:11
Por: WILLIAN FIDELIS

    Imprimir


Mato Grosso instalará um Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, visando intensificar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais, por ocasião da “Operação Mato Grosso Verde”.

Como parte das atividades preparatórias foi realizada, no período de 09 a 14 de julho de 2010, a capacitação em Sistema de Comandos de Incidentes - SCI, no nível básico e intermediário, com ênfase em operações de prevenção e combate a incêndios florestais, para 15 profissionais que irão compor os Times de Gerenciamento de Incidentes – TGI. O treinamento foi aplicado pela Superintendência de Defesa Civil Estadual e pela assessoria do gabinete do Ministério do Meio Ambiente.

O CIMAN/MT terá a participação do Governo do Estado - por intermédio da Superintendência de Defesa Civil da Casa Militar, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e do Corpo de Bombeiros Militar. Pelo Governo Federal – através do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/Prevfogo) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBi).

A coordenação geral do Centro Integrado ficará a cargo do secretário-chefe da Casa Militar, Coronel PM Antônio Moraes, que irá conduzir a agenda de atividades do mesmo, bem como promoverá a implementação de um Comando Unificado em caso de um grande incêndio florestal, baseado na doutrina do SCI.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Major BM Agnaldo Pereira, os Órgãos envolvidos irão compartilhar as informações e ações. “Como parte das estratégias, faremos o possível para que as ações sejam integradas, respeitando as competências e particularidades de cada órgão. O objetivo é construirmos juntos a cultura da aplicação dos princípios do SCI nas ações de respostas aos incêndios florestais, considerando a necessidade de se conferir maior agilidade e eficiência nas ações de redução da vulnerabilidade social, frente aos prejuízos econômicos, ambientais e sociais, cada vez mais crescentes, relacionados aos efeitos das queimadas e dos incêndios florestais, que tendem a se agravar em razão das estiagens”, disse Pereira.

O CIMAN/MT funcionará nas instalações da Superintendência de Defesa Civil e a previsão do lançamento é no dia 26 de julho, às 12 horas, no Salão Nobre Secretário Cloves Vetoratto, data em que estão previamente agendadas as presenças da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, do governador Silval Barbosa e demais autoridades e convidados.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23025/visualizar/