Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Terça - 06 de Julho de 2010 às 15:04

    Imprimir


A Central de Abastecimento da Agricultura Familiar (CAAF) do Vale do Rio Cuiabá passa a operar nesta sexta-feira (09/07). Após meses de estruturação do local, produtores iniciam a comercialização de hortifrutigranjeiros diretamente aos consumidores, eliminando, assim, a figura do atravessador que é, muitas vezes, responsável pelo superfaturamento dos preços. Instalada em um ponto estratégico da região – Rodovia Mário Andreazza -, servirá como ponto de venda para outros 13 municípios. Inaugurada em março deste ano, a CAAF foi construída com recursos dos governos federal e estadual em terreno cedido pela Prefeitura de Várzea Grande.

De acordo com o coordenador de Agricultura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Várzea Grande (Semma/VG), Odenir Rondon de Arruda, os representantes dos produtores de todas as cidades se reuniram e decidiram iniciar as atividades nesta sexta-feira e definir, sempre neste dia da semana, o funcionamento do local. “Vamos avaliar o andamento das negociações primeiro para tomarmos decisões futuras como, por exemplo, ampliar os dias e os horários de atendimento. Precisamos ter o conhecimento da nossa produção e do mercado consumidor existente”, adianta.

Arruda conta que a produção de Várzea Grande é bem variada. “Temos dois tipos de cultivo: um em período chuvoso e outro em época de seca”. O coordenador explica que agora serão colocados à disposição dos consumidores, principalmente, legumes como abobrinha, quiabo, pepino e berinjela. As áreas produtoras estão localizadas, especialmente, na zona rural da cidade. “Assentamentos como Sadia I e III possuem um grande número de famílias que se enquadram no perfil da agricultura familiar e que produzem boa parte de nossos hortifrutigranjeiros”. Formigueiro e Limpo Grande são, também, comunidades produtoras.

Quanto ao horário destinado à comercialização na Central de Abastecimento da Agricultura Familiar (CAAF), Arruda esclarece que, desde o final da tarde da quinta-feira (08), a produção começa a ser levada para o local pelos municípios que integram o Vale do Rio Cuiabá. “Entretanto, há um consenso entre todos que a venda seja iniciada na manhã de sexta-feira”, completa.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23094/visualizar/