Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 15:25
Por: LIDIANA CUIABANO

    Imprimir


Marcos Negrini/Setecs-MT
Operação conjunta de combate ao tráfico de drogas é deflagrada em Cuiabá
Operação conjunta de combate ao tráfico de drogas é deflagrada em Cuiabá

Desde que foi reativada no mês de abril, a Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam) vem auxiliando os trabalhos de combate à criminalidade na região Metropolitana, apoiando às ações do Comando Regional 1 e 2 da Polícia Militar de Mato Grosso. Do dia 26 de abril até quarta-feira (16.06), o batalhão da Rotam já apreendeu 26 armas de fogo, 129 pessoas foram conduzidas para delegacias da Polícia Judiciária Civil e 50 ocorrências de apreensão de entorpecentes foram registradas.

Duas das 26 armas apreendidas são fuzis 762 de uso restrito do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Forças Armadas. Parte das apreensões aconteceram durante a operação ‘Crepúsculo’, desencadeada há uma semana pela Rotam no município de Várzea Grande.

Aumentar a resposta por parte da Segurança Pública durante ocorrência de sinistros e crimes na região Metropolitana é a intenção da Sejusp com a reativação da Rotam. Segundo o comandante da Rotam, major PM Airton Benedito de Siqueira Júnior, a Ronda Ostensiva Tático Metropolitana está atuando em apoio às ações dos CRs 1 e 2, cumprindo as metas previstas no Plano de Ações da Segurança Pública, de combate ao tráfico doméstico de drogas. “Estamos desenvolvendo trabalhos de polícia repressiva e preventiva”, destacou.

Ações contínuas ligadas ao combate ao tráfico de drogas são realizadas diariamente em todo Estado. Desde que o PAS (Plano de Ações da Segurança) foi lançado, em abril deste ano, cerca de 500 bocas de fumo já foram desarticuladas, uma média de quatro a seis pontos de venda de droga exterminados por meio deste trabalho conjunto.

A reativação da Rotam é uma das 15 metas do PAS. Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, “a Rotam voltou com objetivo de fazer um trabalho diferenciado em relação às atividades e ações táticas junto aos bairros”.

CREPÚSCULO

A operação ‘Crepúsculo’ continua no município de Várzea Grande, em especial na região do bairro Mapim, Jardim Eldorado, Jardim Glória II, Jardim Imperial, Vila Artur e Figueirinha. O objetivo é o combate à criminalidade nessas regiões mapeadas pelo batalhão da Rotam.

A operação foi resultado de uma reunião realizada no dia 08 de junho, na Escola Estadual Nadir de Oliveira, no bairro Jardim Glória II, em Várzea Grande. Na ocasião, membros do Conselho de Segurança (Conseg) e lideranças comunitárias da cidade solicitaram ao comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino Farias, maior efetivo da PM na região.

Em razão desse pedido, o comandante geral se comprometeu em destinar todos os profissionais da Rotam à cidade, com o objetivo de reforçar o patrulhamento e reduzir os índices de criminalidade ocorridos no município, atendendo aos anseios da população várzea-grandense e cumprindo umas das metas do Plano de Ações da Segurança, que visa o combate ao tráfico doméstico de drogas.

ROTAM

A Ronda Ostensiva Tático Metropolitana foi criada há quase dez anos, com a finalidade de realizar um policiamento móvel de radiopatrulhamento com o objetivo de desenvolver ações táticas de cerco, bloqueio, prevenção ao crime e repressão à ação de criminosos.

Em julho de 2009 o grupamento foi desativado com o intuito de rearranjar seus membros entre os Batalhões da Polícia Militar. O policiamento da Rotam é realizado por meio de comboio de viaturas e é empregado nas mais variadas ações ostensivas, visando a prevenção e repressão de delitos e práticas criminosas. Por ser motorizado esse policiamento ocupa um maior número de pontos em um pequeno espaço de tempo, principalmente em situações de emergências, dando maior agilidade às ações de polícia e maior capacidade de atuação e pronta resposta em áreas onde possa ocorrer um aumento de criminalidade.

Esse tipo de patrulhamento realiza também abordagens e revistas a suspeitos dentro das áreas consideradas de risco. Todos os policiais da Rotam recebem um treinamento específico de radiopatrulhamento, técnicas e táticas individuais.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23235/visualizar/