Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 07 de Junho de 2010 às 14:33

    Imprimir


Estudantes e simpatizantes da causa ambiental estiveram na ponte Júlio Müller que liga a Capital e Várzea Grande
Estudantes e simpatizantes da causa ambiental estiveram na ponte Júlio Müller que liga a Capital e Várzea Grande

Neste domingo, mais de 15 mil pessoas entre estudantes e simpatizantes da causa ambiental estiveram na ponte Júlio Müller que liga a Capital e Várzea Grande na realização do 6° Abrace o Rio Cuiabá. Promovido pela Assembléia Legislativa e idealizado pelo deputado Sérgio Ricardo, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, o evento procura despertar a sociedade para a importância da preservação de um dos seus maiores patrimônios naturais: o rio Cuiabá.

“A história de Mato Grosso foi vivida e contada através de suas águas e temos a obrigação de zelar pela sua preservação. É por essa razão que prestigiamos as escolas que formam nos jovens a consciência de preservação do rio Cuiabá e por conseqüência, do Pantanal matogrossense, considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial”, observou Sérgio Ricardo.

O governador Silval Barbosa (PMDB) participou pela primeira vez do "Abrace o Rio Cuiabá". “Moro em Mato Grosso há 32 anos, sendo 12 aqui em Cuiabá e esta é a primeira vez que caminho na ponte Júlio Muller observando o rio”, destacou Silval. De acordo com ele, o importante da atitude é chamar a atenção para a importância da conscientização ambiental.

Ele ainda aproveitou a oportunidade para falar de projetos de governo. “Investir no saneamento é um projeto que a gente tem que ter”. O idealizador do evento, deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), aproveitou para pedir o compromisso do governador. “Peço que no período que estiver à frente do governo, invista em saneamento básico”.

A diretora Antônia Rodrigues Bastos Campos dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia que esteve em todas as edições do Abrace o Rio Cuiabá reafirmou a importância do evento para despertar nos estudantes a consciência ambiental. “Estar participando do evento hoje é estar cuidando do nosso futuro”, disse.

Para o diretor da escola Dom Bosco de Várzea Grande, Uriel Gonçalo, o evento faz com que a comunidade reflita sobre o meio ambiente. “Preservar o rio é preservar a vida”, observou. Já a diretora da escola estadual Alina Tocantins em Cuiabá, Roselane da Silva, afirmou que o ‘abrace’ reforça os projetos ambientais que são desenvolvidos pela escola. “Esse evento serve para estimular a sensibilidade dos estudantes quanto à preservação ambiental. Jogar o lixo no lixo é uma lição que devemos ensinar sempre”.

A diretora Suerlei Minasnovas da escola Professora Nadir de Oliveira de Várzea Grande destacou a integração que acaba acontecendo entre as escolas em razão do Abrace o Rio Cuiabá. “Aqui trocamos também experiências sobre projetos ambientais desenvolvidos nas escolas. Isso é muito importante”, observou. Segundo ela, ao participar todos os anos do evento, os estudantes procuram saber mais sobre o meio ambiente e muitos trabalhos e ações são gerados a partir daqui. “Treze municípios dependem diretamente do rio Cuiabá que é uma fonte de abastecimento de água e de sustento para muitas comunidades ribeirinhas e os estudantes passam a tomar conhecimento de tudo isso”.

Artistas regionais também estiveram apoiando o evento. O trio mato-grossense Henrique, Claudinho e Pescuma e Edmilson da Banda Terra foram alguns nomes que animaram os participantes.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23332/visualizar/