Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sábado - 05 de Junho de 2010 às 13:10

    Imprimir


Dez órgãos nacionais e internacionais, centenas de ONG"s e movimentos populares anunciam para 2010 (Ano da Biodiversidade), o I Fórum de Biodiversidade das Américas, que aconteceu neste dia 5 e vai até 9 de julho, em Brasília.

O lançamento oficial foi feito pela Câmara dos Deputados, que colocou no ar a campanha: O que você faz pelo Planeta?, como incentivo à participação de instituições e de representantes da comunidade civil na apresentação de soluções simples para os problemas ambientais da atualidade.

O diferencial do Fórum será a busca coletiva de soluções para problemas ambientais. O encontro, por exemplo, não terá como foco a discussão de problemas ambientais da atualidade, mas a forma de resolvê-los em sociedade.

A pergunta central da campanha se transformará em um eco que ligará os biomas no continente. As respostas serão consolidadas em um guia de sustentabilidade editado em três idiomas para envio a aldeias, povoados, municípios e metrópoles.

Ideal para uso em comunidades, biomas e países em dificuldades resultantes de questões sociais, econômicas e socioambientais, o guia trará como exemplos de soluções temas como a utilização de histórias e cantigas populares na educação, o treinamento de orientadores ambientais, o artesanato sustentável, o manejo adequado de espécies e publicações sobre alimentação alternativa e de baixo custo.

O objetivo é contornar questões como a fome, agravada pelo desconhecimento dos recursos naturais renováveis e contribuir com a biodiversidade. O evento foi aprovado pelo Parlamento do Mercosul durante plenária executiva em Montevidéu (Uruguai), fazendo da capital brasileira, centro de decisões continentais sobre o tema.

Dentro do Fórum acontecerão mais dois encontros: o I Seminário de Biodiversidade do Mercosul e a 19ª Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

A proposta apresentada pelo Jardim Botânico de Brasília tem como ponto forte o fato de que as principais florestas tropicais do mundo encontram-se nas américas Central e do Sul, sem a necessária representatividade continental. A aprovação deste novo encontro representa um salto positivo nas questões ambientais neste âmbito, pois alguns países não aderiram integralmente aos protocolos estabelecidos pela ONU.

Atualmente, as grandes discussões sobre temas ambientais do planeta ocorrem no continente europeu: a nova proposta sugere uma mudança neste paradigma. A Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul vem trabalhando incessantemente para fazer da temática ambiental o eixo da sua atuação junto aos países membros.

Quem participa - Pessoas inscritas e convidados de diversas áreas. Em geral, representantes sociais, que mobilizam projetos e causas ambientais. Entre eles, ambientalistas, pesquisadores, educadores, parlamentares, grupos institucionais, coordenadores de ONG"s, líderes de movimentos sociais e comunitários e profissionais ligados às questões ambientais. Haverá também ocasiões específicas para participação popular, que estará expressa principalmente por meio do envio de soluções de toda a América.

Programação - Assinaturas de termos de cooperação, lançamentos de publicações ambientais, círculos temáticos, grupos de trabalho, palestras, shows, mostra gastronômica oficinas e vivências. A abertura acontecerá no Museu da República, os principais trabalhos no Senado Federal e Escola de Administração Fazendária. As vivências acontecerão no Jardim Botânico de Brasília.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23342/visualizar/