Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sexta - 04 de Junho de 2010 às 15:23

    Imprimir


Neste sábado, dia 5 de junho será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente, e escolhida pela Assembleia Geral da ONU porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

As comemorações terão início sábado (5), com a Conferência Internacional Infanto-juvenil Vamos Cuidar do Planeta. Durante o encontro, jovens de 52 países vão discutir ações direcionadas ao desenvolvimento sustentável e à conservação do meio ambiente.

A conferência está sendo promovida pelos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, e acontece até 10 de junho, em Luziânia (GO) e no Distrito Federal. As crianças e jovens têm idade entre 12 e 15 anos, e vão redigir uma carta em que assumem responsabilidades, de forma a promover o cuidado com o planeta a partir de suas próprias comunidades. A carta será apresentada aos governos locais e nacionais. Os adolescentes visitarão o Parque Nacional de Brasília e o Jardim Botânico, e farão uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios.

No domingo (6), haverá o 8º Passeio Ciclístico e a 1ª Caminhada por Um Brasil Sustentável, às 8h, também na Esplanada dos Ministérios. O evento pretende chamar a atenção dos governos e de toda a sociedade para a proteção da biodiversidade e a necessidade de se construir um país sustentável.

A participação é aberta ao público em geral. Os inscritos receberão um kit com camiseta, boné, garrafa de água, sacola ecológica e mudas de flores, e podem concorrer ao sorteio de uma bicicleta. Para dar suporte ao evento, será montada uma estrutura com posto médico, bombeiros, postos de hidratação e banheiros químicos.

A concentração dos participantes será na Praça da Bandeira, em frente ao Congresso Nacional. No local será montado um palco e uma estrutura de apoio para a abertura e encerramento do evento. A organização do passeio ciclístico será feita pela ONG Rodas da Paz e a caminhada pelo MMA. As inscrições podem ser feitas no site
http://www.mma.gov.br/a3p.

Na segunda-feira (7), os governos do Distrito Federal e do estado de Goiás assinam o Protocolo de Intenções do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (Ride). O documento vai definir as diretrizes, os objetivos e a área de atuação do consórcio.

O Ministério do Meio Ambiente é a entidade responsável pelo fomento da criação dos consórcios. Participam do evento a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os governadores do Distrito Federal, Rogério Rosso, e de Goiás, Alcides Rodrigues Filho, e o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério. Também estarão presentes os prefeitos dos 20 municípios que fazem parte da região beneficiada.

A ministra Izabella participa ainda, no mesmo dia, do lançamento do Guia da Sustentabilidade Ambiental do Selo Casa Azul, no Teatro da CAIXA, também na capital federal. Com o selo, a Caixa Econômica Federal pretende incentivar o uso racional de recursos naturais na construção de empreendimentos habitacionais, reduzir o custo de manutenção dos edifícios e as despesas mensais dos usuários, bem como promover a conscientização de empreendedores e moradores sobre as vantagens das construções sustentáveis.

O selo se aplica a todos os tipos de projetos habitacionais propostos à CAIXA, para financiamento ou programas de repasse. Podem se candidatar à certificação empresas construtoras, poder público, empresas públicas de habitação, cooperativas, associações e entidades representantes de movimentos sociais. O material estará disponível para download no sítio eletrônico da CAIXA na internet: www.caixa.gov.br.

Serviços:

 - 1ª Caminhada por Um Brasil Sustentável e 8º Passeio Ciclístico

Quando: domingo, 6 de junho, às 8h

Onde: Praça da Bandeira, Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF

 - Conferência Infanto-juvenil Vamos Cuidar do Planeta

Quando: sábado a quinta-feira, 5 a 10 de junho, a partir das 8h

Onde: Centro de Treinamento Educacional (CTE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Luziânia - GO, BR-040, km 9,5.

Contato: (61) 2022-9195

 - Assinatura do Protocolo de Intenções do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (Ride)

Quando: segunda-feira, 7 de junho, às 11h

Onde: Agência Nacional de Águas (ANA), Setor Policial Sul, blocos B, L e M, Brasília - DF

 - Lançamento do Guia de Sustentabilidade Ambiental do Selo Casa Azul

Quando: segunda-feira, 7 de junho






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23348/visualizar/