Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 01 de Junho de 2010 às 14:42

    Imprimir


Visando combater o crime organizado, a entrada de armas e drogas em Mato Grosso pelas regiões de fronteira, o governador Silval Barbosa se reuniu na manhã desta terça-feira (01.06), em Brasília, com o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto e com o secretário Nacional de Segurança Pública Ricardo Balestreri, e solicitou reforço do contingente da força nacional para que, em conjunto com o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) do Estado, sejam intensificadas essas operações.

Silval Barbosa explicou ao ministro que em Mato Grosso são aproximadamente 750 quilômetros de fronteira seca, um grande ponto de entrada de drogas e passagem de armas para o Estado. Outra preocupação quanto a essa questão, segundo o governador, é levar segurança à população dessa região de fronteira.

GEFRON

O Gefron trabalha em uma faixa que vai de Cáceres a Comodoro, em uma extensão de 983 quilômetros de fronteira, sendo 233 de região alagada. São ao todo cinco pontos de fiscalização fixos instalados nos municípios de Cáceres e Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão, Avião Caído e Barreira do Limão. Além disso, os policiais também trabalham em mais 10 pontos ao longo da fronteira em esforço conjunto com técnicos do Indea e Ministério da Agricultura na operação ‘Contendo a Aftosa’.

Como uma unidade integrada da Sejusp, o grupo reúne policiais civis e militares na execução de atividades na fronteira Oeste do Brasil
A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos.

O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros (56,42% do total), de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%).

CADEIAS PÚBLICAS

Outra solicitação de Silval Barbosa ao ministro da Justiça foi quanto a agilidade ao pleito já existente para a construção de cadeias públicas nos municípios de Barra do Garças e Lucas do Rio Verde pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça, em parceria com o Governo do Estado. O projeto já foi aprovado pela Pasta Federal e aguarda liberação.

O governador falou ainda a Luiz Paulo Barreto da importância da construção de cadeias públicas em outros municípios de Mato Grosso.

Em relação às pautas apresentadas por Silval Barbosa, o ministro reconheceu a necessidade de atendimento às questões e se comprometeu em providenciar a agilidade em ambos os processos, já que o compromisso do Governo do Estado é melhorar a situação referente à segurança em Mato Grosso, tanto nas regiões de fronteira, como nos demais municípios.

AGENDA OFICIAL

O governador Silval Barbosa se reunirá ainda com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.





Fonte: Secom/MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23380/visualizar/