Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sábado - 29 de Maio de 2010 às 14:01

    Imprimir


Dez pessoas foram presas e 22 trouxinhas de pasta base de cocaina foram apreendidas durante a operação conjunta ‘Sýn Érgon’ (palavra grega que significa trabalho conjunto) desencadeada nesta sexta-feira (28.05), pela Polícia Militar, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil. O objetivo da ação foi coibir o tráfico doméstico de drogas e eliminar pontos de vendas de entorpecentes na Capital. Durante a operação os policiais encontraram ainda um pacote do tamanho de uma laranja de pasta base de cocaina que seria divida em porções menores para comercialização pelos traficantes e vários materiais para consumo e fabricação das drogas como cachimbo, pratos, plástico e bicardonáto de sódio o que caracteriza tráfico de drogas.

Também foram apreendidos 15 celulares, três televisores, cinco toca CDs automotivos, dois notbooks, um aparelho de DVD, uma impressora, duas CPUs, dois pen drives, uma serra elétrica, uma furadeira e uma maleta de ferramentas. Outro produto encontrado foram jóias. No total foram apreendidas nove correntes de ouro, três anéis de prata, cinco relógios de pulso e quatro pulseiras de prata . Além dos entorpecentes, eletroeletrônicos e jóias foram apreendidas duas armas (1 revólver calibre 38 e 1 pistola 6.35 milímetros), seis munições, um veículo Corolla de cor preta, R$ 1.456,00 e duas carteiras de bolso. Segundo o comandante regional de Cuiabá (CRI), coronel Zaqueu Barbosa, os produtos encontrados na maioria são utilizados pelos usuários como moeda de troca na aquisição de drogas."As pessoas que tiveram estes produtos furtados ou roubados que compareçam no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) mais próximo para reconhecimento e retirada mediante documentação", disse.

As investigações foram feitas em conjunto pelas instituições envolvidas, com base em denúncias feitas pela população. Ao todo foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em 13 pontos da Capital. Os mandados foram autorizados pelo Ministério Público Estadual a pedido do Gaeco e expedidos pela juíza da 9ª Vara Especializada de Delito de Tóxico de Cuiabá, Lúcia Peruffo.

De acordo com o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, desde que o Programa de Ações da Segurança (PAS) foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), ações contínuas ligadas ao combate ao tráfico de drogas vem sendo realizadas diariamente em todo Estado. “Desde que o PAS foi lançado já desarticulamos cerca de 500 bocas de fumo. É uma média diária de 4 a 6 pontos de venda de droga exterminados por meio deste trabalho conjunto”, disse. 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23403/visualizar/