Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 17:33

    Imprimir


Ex-procurador da República, Pedro Taques
Ex-procurador da República, Pedro Taques

O ex-procurador da República, Pedro Taques, pré-candidato a senador, será o grande homenageado em duas festas que a Família Taques vai organizar este mês. A primeira será um almoço, no próximo dia 23 de maio, na chácara da Castrillon no Distrito Industrial, Coxipó. Pedro Taques será recebido por cerca de 500 pessoas que compõem as várias ramificações de uma das mais tradicionais famílias mato-grossenses, com representantes em Cuiabá, Acorizal, Rosário Oeste, Barão de Melgaço, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e outros municípios fora da Baixada Cuiabana, e até de outros estados.

O segundo evento será a tradicional Festa da Grande Família Taques, que acontece desde 2005, reunindo integrantes de vários municípios do Estado. Este ano, a grande festa será realizada no dia 28 de maio, a partir das 20h, como de costume no Hotel Fazenda Mato Grosso. Além de um delicioso jantar, cerca de 500 convidados vão dançar a noite toda ao som de duas bandas que vão animar o evento.

De acordo com uma das organizadoras da grande festa, a vereadora de Várzea Grande, Celi Almeida, o objetivo do evento é promover a integração das famílias e comemorar a pré-candidatura de Pedro Taques ao Senado. “A festa é um momento de confraternização, energia e alegria, pois vamos compartilhar a felicidade de ter um membro na nossa família pré-candidato à política de Mato Grosso”, afirmou Celi. “Vamos prestar uma homenagem a um de nossos parentes mais ilustres.”

As famílias que participam da Festa da Grande Família Taques são: Ribeiro Taques, Pires de Miranda, Barros, Alencastro, Almeida e Pereira Leite. Todas elas têm troncos com os Taques, cujo pioneiro chegou a Cuiabá há 290 anos. Seu nome: José Ribeiro Taques.

Genealogia da família Taques

Os Taques são de origem árabe. O nome, assim como de vários outros migrantes, foi adaptado ao português. Era Tacks, família libanesa e uma das primeiras a migrar para o Brasil ainda no século XVIII.

Os Taques foram a segunda família a chegar a Mato Grosso, no ano de 1720. José Ribeiro Taques e Maria Leite de Lima, patriarca e matriarca da família no Estado, tiveram nove filhos sendo seis homens e três mulheres, são eles: Jaime, Manoel, Jorge, Pedro, Antônio, Fidêncio, Custódia, Laura e Geogirna, todos nascidos em Acorizal.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23463/visualizar/