Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 20 de Maio de 2010 às 19:10

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Governador Silval Barbosa e o Senador Magno Malta, durante o Projeto de Combate a Pedofilia
Governador Silval Barbosa e o Senador Magno Malta, durante o Projeto de Combate a Pedofilia

O Governo do Estado e Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) fizeram a entrega simbólica nesta quinta-feira (20.05) de carros e computadores que vão equipar todos os Conselhos Tutelares do Estado. A solenidade de entrega aconteceu durante o Seminário “Mato Grosso contra a Pedofilia e Objetivos do Milênio – ODM”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs), em parceria com a AL e a Superintendência Regional do Trabalho. A solenidade contou com a presença do governador Silval Barbosa, da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Roseli Barbosa, do presidente da AL, deputado José Riva, do presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta e demais autoridades.

Os veículos e computadores representam um investimento de R$ 4,5 milhões, por meio de emenda parlamentar da bancada governamental na Assembleia Legislativa. Os recursos foram aplicados no Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA) do Governo, que ficou responsável pela aquisição dos equipamentos. Serão atendidos ao todo 148 conselhos tutelares, sendo seis em Cuiabá, dois em Várzea Grande, dois em Rondonópolis e demais Conselhos nos municípios do interior. Os veículos serão entregues nas próximas semanas.

Na solenidade também foi firmado um termo de cooperação celebrado entre Governo, por meio da Setecs e Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Assembléia Legislativa, Senado Federal, Defensoria Pública, Procuradoria Geral, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, e demais órgãos com o objetivo de realizar ações de repressão e combate à pedofilia, e a localização de crianças, adolescentes, idosos e pessoas desaparecidas em Mato Grosso. As ações serão realizadas por meio de trabalhos cooperativos entre as instituições.

Segundo a secretária Roseli Barbosa a entrega dos veículos vai melhorar o trabalho de combate à pedofilia em Mato Grosso. “Nenhum conselho ficará sem os carros e computadores. Sabemos da importância e necessidades que estas instituições têm de uma melhor estrutura e condições para realizar seus trabalhos. Conseguimos todo o apoio necessário para desenvolver essa ação junto aos deputados”, comentou.

Para o presidente da AL, José Riva, a emenda parlamentar é símbolo de um trabalho conjunto bem desenvolvido entre Governo e Poder Legislativo. “A emenda é da bancada governamental, mas teve apoio de todos os deputados da Assembleia, e grande empenho do Governo do Estado, na aquisição destes equipamentos. Não cuidar de nossas crianças e adolescentes é desprezar o futuro do nosso Estado. A família é o componente fundamental para a redução deste problema, e a maior violência contra as crianças é a falta de estrutura para o atendimento”.

O senador Magno Malta parabenizou o Estado de Mato Grosso pela ação. “É a primeira vez que vejo uma iniciativa como esta. Com certeza servirá de exemplo para outros Estados. O Conselho Tutelar é a ‘caixa de primeiros socorros’ da sociedade. No Brasil, a cada 10 Conselhos, oito sofrem com o abandono. Esta ação é exemplar e vai dar maior apoio ao desenvolvimento do papel social destas instituições”, destacou.

Durante o evento, o governador Silval Barbosa destacou o comprometimento do Governo do Estado com as questões de combate à violência infantil. “É um assunto que deve ser tratado com muita seriedade, e com o envolvimento de todos os órgãos competentes. A realização de um evento que discute o combate à pedofilia são um importante instrumento de fortificação das ações neste tema. Os Conselhos são as entidades mais próximas de onde acontecem os problemas, e é necessário o aumento da estrutura destes locais”.

Após a solenidade, foi dado continuidade ao Seminário, que contou com uma palestra do senador Magno Malta.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23471/visualizar/