Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 20 de Maio de 2010 às 18:01

    Imprimir


“Incorporando-me voluntariamente ao Conselho Comunitário de Segurança Pública, eu prometo, pela minha honra, trabalhar pelo progresso, harmonia e segurança em minha comunidade”. Foram com essas palavras que os 14 moradores do município de Nossa Senhora do Livramento tomaram posse, na noite desta quinta-feira (19.05), no Conselho Comunitário de Segurança Pública. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal da cidade e contou com a presença de policias, autoridades e moradores.

A criação dos Conseg’s é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária. A presidente do Conseg de Nossa Senhora do Livramento empossada é Eva Terezinha de Carvalho.

Na solenidade, o vice presidente do Conseg, Heládio Mendes de Campos Maciel, lembrou das metas do Conselho para a cidade. "Queremos que a nossa cidade seja exemplo em segurança pública para o Estado de Mato Grosso. Espero que o nosso Conselho seja atuante atendendo todas as reivindicações da comunidade e da polícia, Contribuindo ainda mais para a segurança da nossa cidade”, afirmou.

Com a posse, já são mais de 100 o número de municípios de Mato Grosso que contam com Conselho Comunitário de Segurança. A meta da Secretaria é implantar o Conseg, até o final deste ano, em todos os municípios e distritos do Estado. Essa meta faz parte do Plano de Ações de Segurança (PAS), lançado pelo Governo do Estado.

Pelo Plano, a Sejusp deve adotar programas, ações, projetos, medidas e operações com o intuito de mitigar os focos e fatores de risco de violência e enfrentar a criminalidade em Mato Grosso. O PAS é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para realização da Copa do Pantanal 2014 no Estado.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, a segurança pública se faz com polícia comunitária. “A policia comunitária é a melhor ação na área de segurança pública. Ela é participativa e coloca toda a população para participar das ações da área”, disse.

O secretário disse ainda que o Conseg é apenas uma parte da filosofia de policiamento comunitário. “Hoje temos policiais comunitários, as Bases Comunitárias de Segurança e os Consegs. Com esse grupo de ações conseguimos fortalecer a integração da polícia com a comunidade”, afirmou Diógenes Curado.

CONSEG

Os Conselhos Comunitários de Segurança são entidades criadas com o objetivo de ser o canal de ligação da comunidade com a Sejusp. Eles funcionam com 13 membros da comunidade exercendo funções de diretorias, se reunindo uma vez por mês para discutir com os profissionais de segurança situações existentes em sua comunidade.

O Conseg é o principal elo com a Polícia Comunitária para trabalhar a Segurança Pública. Os policiais são membros natos dos conselhos justamente para estabelecer um relacionamento com a comunidade, melhorando o elo de confiança com o bairro. Dessa forma, a Sejusp consegue um melhor planejamento da segurança de determinada região de acordo com o que foi levantado pelos representantes da comunidade.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23475/visualizar/