Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 18 de Maio de 2010 às 18:18

    Imprimir


Marcos Negrini/Setecs-MT
Governo do Estado inaugura posto de troca do projeto Vale Luz
Governo do Estado inaugura posto de troca do projeto Vale Luz

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (18.05), no estacionamento do supermercado Modelo da Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, mais um posto de troca do projeto Vale Luz da Secretaria de Estado, Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). De acordo com o secretário adjunto da Setecs, Jean Estevam, a expectativa é que haja um aumento no número de produtos recicláveis arrecadados.

“Além da geração de renda, a grande vantagem do projeto é introduzir o conceito de reciclagem ao cidadão comum. Em abril arrecadamos mais de 1.000 kg de materiais recicláveis em apenas um posto de arrecadação e esperamos que esses números aumentem com a abertura de mais este espaço”, explicou Jean.

O sistema de troca tem como finalidade principal preservar o meio ambiente reduzindo o impacto poluente dos resíduos sólidos na natureza, gerando economia e renda para as famílias de Mato Grosso. A pessoa leva a latinha, garrafa pet ou qualquer outra embalagem plástica, como por exemplo, de detergente, água sanitária, pesa no posto de coleta e recebe um ticket com o valor do bônus.

Para ajudar na coleta dos recicláveis a empresa responsável pelo serviço adquiriu dois caminhões, um investimento de mais de R$ 300 mil. “O governo tem feito o seu papel e todos temos que estar envolvidos nesse projeto, inclusive a população”, afirmou o diretor presidente da Bioterra, Odivaldo Santos.

O superintendente de serviços da Cemat, Juseli Nunes da Silva, explicou como é feito o desconto do bônus na conta de energia elétrica. “A pessoa vem até o posto de troca, entrega o material recebe o bônus e na hora de quitar a conta de energia recebe o desconto.

O diretor de Marketing da rede Modelo, a única autorizada a realizar esta ação, Sidney Macieski, disse que a empresa tem trabalhado em parceria com o governo em prol do meio ambiente. “Buscamos desenvolver este trabalho dentro e fora da empresa e temos colaborado com o Governo do Estado para mudar o futuro do meio ambiente em nossa cidade.”

O evento contou ainda com a presença do presidente da comissão de gestão ambiental, do Tribunal Regional do Trabalho da 23° região (TRT), Maurício de Melo Snowareski, que foi ao local acompanhar o trabalho do Vale Luz, já que o TRT será um futuro parceiro do Projeto.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23496/visualizar/