Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 18 de Maio de 2010 às 15:57

    Imprimir


Porta de entrada da Defensoria Pública de Mato Grosso, o Balcão da Cidadania tem superado mês a mês o número de atendimentos realizados. Esse crescimento indica que a população está reconhecendo na instituição a capacidade de promover a justiça e garantir os direitos do cidadão.

Em média, mais de 180 atendimentos são realizados diariamente no núcleo que conta com um total de 11 estagiários e com a Defensora Pública Danielle Dorilêo, que coordena as atividades. Em janeiro, o número de atendimentos, que antes ficava em torno dos 800, saltou para 2.449, e em fevereiro chegou a 2.833. Em março e abril, para surpresa da Defensora, os números foram respectivamente 2.954 e 3.360.

O Balcão da Cidadania, projeto implantado desde 2007, realiza atendimentos na área da família, com orientação e assessoria jurídica para casos de separação judicial, investigação de paternidade, registro civil e solicitação de pensão alimentícia. Denúncias de violência doméstica ou infantil também são registradas e, depois de um atendimento prévio, são encaminhados para Defensores especializados no assunto.

Segundo a Defensora, a grande carga do Balcão não está relacionada apenas a quantidade de trabalho, mas também a questão emocional, pois as pessoas que buscam atendimento, muitas vezes precisam mais de atenção do que de serviços.

"Queremos proporcionar aos nossos assistidos maior conforto e qualidade no atendimento. Esta nossa preocupação com o bem estar das pessoas nos motiva a oferecer-lhes serviços complementares que muito ajudarão na solução dos conflito, como a recente contratação da Psicóloga Mael Kanaan de Oliveira", explicou o Defensor Público-Geral Djalma Sabo Mendes Junior.

A preocupação com o espaço físico e com a qualidade do atendimento é o carro chefe do Balcão. O objetivo agora é a contratação de uma assistente social para auxiliar nos trabalhos junto aos assistidos, e uma brinquedoteca para deixar as crianças mais à vontade.

SERVIÇO

O Balcão da Cidadania está localizado na Avenida do CPA, nº 2254, Edifício American Bussines Center, Térreo. O atendimento ao público é realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h às 18h. O telefone para mais informações é (65) 3613-8303.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23498/visualizar/