Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 16:29

    Imprimir


Será realizado nesta sexta-feira (14/05), no município de Poconé, o recebimento itinerante "Campo Limpo" de embalagens vazias de agrotóxicos. A unidade de coleta funcionará das 8h às 17h, na antiga fábrica de asfalto, localizada na rua Joaquim Murtinho, s/n, no bairro do Aeroporto.

O recebimento itinerante é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, que visa facilitar o acesso de produtores rurais à devolução. Em Poconé, a mobilização está sendo realizada por nove instituições. O Ministério Público Estadual é um dos realizadores do evento.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), as embalagens vazias de devensivos agrícolas serão encaminhadas para o posto de recebimento de Cuiabá, de onde partirão para o destino ambientalmente correto: reciclagem (embalagens tríplice lavadas) e incineração (embalagens não laváveis ou que não foram corretamente lavadas). A reciclagem dessas embalagens é realizada por oito empresas localizadas em quatro Estados da Federação e a incineração por quatro empresas parceiras do sistema de destinação de embalagens vaizas de agrotóxicos, localizadas no Rio de Janeiro e São Paulo.

ATUAÇÃO: A regulamentação das unidades piloto de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos foi prevista em resolução aprovada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), em janeiro do ano passado. O documento foi elaborado com participação do Ministério Público que promoveu a aglutinação de várias entidades para a discussão do tema.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23541/visualizar/