Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 11 de Maio de 2010 às 14:53
Por: D"Laila Borges

    Imprimir


Cerca de mil pessoas participaram no último sábado do 4º Festival de Pequi, na cidade de Poxoréu. A fruta está fora de época, mas para que a feira gastronômica fosse realizada a organização cozinhou e congelou a iguaria na água para que os pratos pudessem ser feitos neste período.

A idealizadora da festa, Lena Guedes, diz que o evento é realizado nesta época justamente, porque não se encontra a fruta. “Se fizermos essa feira na época do pequi, ela não terá o mesmo impacto, pois as pessoas vêm justamente porque estão com vontade de comer pequi e não encontram”, conta.

Além de pratos feitos com pequi, como carneiro, leitoa e frango, teve também sobremesa da fruta, o já conhecido em Mato Grosso, sorvete de pequi. O evento ainda envolve olimpíadas e palestras.

O projeto para a próxima feira é promover um concurso gastronômico. “Estamos com um projeto no Conselho Estadual de Cultura (SEC) e estamos só aguardando a aprovação. Esperamos que no próximo ano já possamos realizar o concurso juntamente com a feira”, destaca Lena.

Apoiador do evento, o ex-deputado estadual Alexandre Cesar (PT) esteve presente e tem buscado apoio junto a SEC para a realização do festival gastronômico, que em sua quarta edição vem se consolidando como uma das festas do calendário mato-grossense.

Promovida pela ONG Perspectiva 21, a feira gastronômica recebeu pessoas de vários municípios mato-grossenses como Rondonópolis, Dom Aquino, Paranatinga e também dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23564/visualizar/