Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 20 de Abril de 2010 às 12:58

    Imprimir


Guilherme Filho/Secom-MT
O programa tem como objetivo melhorar a efetividade da repressão aos crimes ambientais em Mato Grosso
O programa tem como objetivo melhorar a efetividade da repressão aos crimes ambientais em Mato Grosso
Entre as 15 metas do Programa de Ações de Segurança (Pas) lançado recente pelo Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) está a o Programa de Proteção à Natureza.

O programa tem como objetivo melhorar a efetividade da repressão aos crimes ambientais em Mato Grosso. A reativação do Batalhão de Proteção à Natureza e a criação do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) são algumas das ações que serão implantadas no Estado.

O Batalhão de Proteção à Natureza terá sede em Cuiabá e retorna à atividade para coordenar os núcleos ambientais que se encontram nos comandos regionais da Polícia Militar.

“O Batalhão de Proteção à Natureza vai desenvolver o papel de articulador com os núcleos ambientais para a realização de operações. Esse batalhão não vai tratar apenas de ambiente e sim a natureza como um todo”, explicou o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Os policiais que irão atuar no Batalhão também serão responsáveis por articular e realizar operações de combate a crimes ambientais como desmatamento, pesca irregular, caça indevida, transporte ilegal de madeira, vendas e exportações de animais. Além disso, será responsabilidade do Batalhão equipar, capacitar e treinar os policiais para atividades de proteção da natureza.

Ainda no Programa de Proteção à Natureza será criado o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). O novo batalhão vai atender a nova Lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, publicada no Diário Oficial do dia 26 de novembro de 2009.

O Batalhão será uma das unidades operacionais do Comando Regional I, localizado em Cuiabá. O Batalhão de Emergências Ambientais vai atuar no combate e controle de áreas com focos de queimadas e ainda conscientizar a população sobre a prática do crime ambiental.

Para a reativação dos Batalhões a Sejusp contará com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que ajudará na capacitação, treinamento e no fornecimento de equipamentos para os profissionais irão atuar no combate e repressão ao meio ambiente.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23745/visualizar/