Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Sexta - 16 de Abril de 2010 às 12:00

    Imprimir


A população da Grande Cristo Rei, em Várzea Grande, terá a oportunidade de fazer críticas e dar sugestões ao trabalho realizado pela Cemat na região, e também no município. O bairro, que tem porte de cidade, será sede da 94ª Reunião Ordinária do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel/MT), na próxima segunda-feira (19), às 19h30, na sede do Rotary Club Cristo Rei, localizado na Rua Ministro Mário Machado, nº 60.

O objetivo da reunião é conhecer as demandas dos consumidores e propor soluções para melhorar a atuação da concessionária de energia. O encontro é uma oportunidade para que os consumidores da região avaliem a qualidade do atendimento e dos serviços prestados naquela região pela distribuidora.

De acordo com o secretário executivo do órgão, Aélcio Bento Conceição Junior, o conselho é o foro adequado para que a comunidade opine sobre os serviços da empresa. "Esses encontros servem também para definir a melhor forma de garantir qualidade no fornecimento de energia. É ainda uma oportunidade dos consumidores esclarecerem dúvidas sobre ações e projetos da distribuidora de energia", completou o secretário. A Cemat será representada pelo gerente do Departamento de Regulação e Ouvidoria, engenheiro Fernando Carlos de Luna.

“É uma iniciativa importante porque o Cristo Rei é uma grande cidade, pois aqui temos comércio, indústrias, escolas, instituições e entidades. Todos querem conhecer melhor seus direitos e as obrigações da empresa. Por isso, esperamos uma grande participação popular na reunião”, avalia o administrador regional do Cristo Rei, Paulo Roberto Ramos, o Paulinho.

Segundo ele, Cristo Rei é o maior bairro de Várzea Grande, o equivalente ao que o CPA é para Cuiabá. Pelo seu tamanho, ficou conhecido como Grande Cristo Rei, e reúne atualmente 52 bairros. Na região vivem 150 mil habitantes, dos quais 75 mil são eleitores. A importância da região para o fisco pode ser constatada na arrecadação de tributos: cerca de 42% dos tributos arrecadados pelo município estão nessa região da Cidade Industrial, conforme dados da Subprefeitura Regional.

A grande Cristo Rei abriga empresas e instituições importantes para o desenvolvimento do Estado, tais como unidades do Sesi e Senai, empresas públicas como Correios, uma rádio comunitária, um centro Universitário e indústrias de refrigerante, colchão e dezenas de concessionárias de veículos.

O município possui 240.038 habitantes, segundo estimativa da população para 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No município, são 74.808 unidades consumidoras, incluindo a área rural da cidade. Apesar de ser realizada no Cristo Rei, a reunião é aberta a toda população de Várzea Grande. Do encontro participarão representações de todas as classes de consumo de energia elétrica, autoridades locais, empresários, líderes comunitários, sindicatos, associação comercial e do órgão estadual de defesa do consumidor.

Concel/MT - É uma entidade composta por 12 integrantes, sendo seis conselheiros titulares e seis suplentes (incluindo o presidente), indicados pelas entidades representativas das classes de consumo de energia elétrica. A presidência do Concel/MT está sob a responsabilidade de Benedito Paulo Nunes de Abreu, na qualidade de representante da Federação Mato-grossense de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), tendo como secretário executivo Aelcio Bento Conceição Junior, representante da Cemat.

O foco principal do conselho é atuar em defesa do consumidor, possibilitando à comunidade o direito de acompanhar de perto as atividades desenvolvidas pelo setor elétrico em Mato Grosso. Os consumidores residenciais, rurais, comerciais, industriais e poderes públicos podem procurar o órgão para dar opinião, elogiar ou reclamar do serviço oferecido pela concessionária.

As reuniões ordinárias do Concel/MT acontecem todas as terças-feiras na sede da Cemat, que está localizada na Rua Manoel Ferreira de Mendonça, 45, bairro Bandeirantes. Para dúvidas e esclarecimentos, o telefone do conselho é o (65) 3316-5405 e o e-mail é (conselho.cemat@redenergia.com).






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23773/visualizar/