Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Domingo - 11 de Abril de 2010 às 10:40

    Imprimir


Assessoria
Produtos orgânicos de Mato Grosso
Produtos orgânicos de Mato Grosso

Produtos orgânicos de Mato Grosso como guaraná em pó, castanha do Brasil, açúcar mascavo e melado de cana serão expostos para comercialização no maior evento do turismo nacional brasileiro, o 5º Salão do Turismo, que será realizado de 26 a 30 de maio, em São Paulo. A Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia – Cooperagrepa, da região Norte de Mato Grosso, vai expor parte de seus produtos no espaço do Mercado da Agricultura Familiar, no Salão do Turismo.

A exposição dos produtos no Salão do Turismo chama a atenção do público que já conheceu estes produtos tanto de Mato Grosso, como de outros estados do Brasil, pela sustentabilidade com que são cultivados - são todos orgânicos - e demonstram que a atividade ganha mercado a cada dia e possibilita às pessoas que estão inseridas no processo produtivo, renda e a integração da agricultura familiar ao turismo brasileiro. A Cooperagrepa é a única associação mato-grossense selecionada pelo Ministério do Turismo neste ano para levar seus produtos ao Mercado da Agricultura Familiar no evento em São Paulo que atraiu na última edição, em 2009, em torno de 100 mil visitantes.

A cooperativa nasceu da união de pequenos agricultores familiares vindos de todas as partes do Brasil que escolheram fazer da Amazônia o seu lar dispostos a desenvolver a produção de diversos alimentos orgânicos, uma rentável atividade com sustentabilidade em municípios do Território Portal da Amazônia: Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Alta Floresta, Carlinda, Matupá, Guarantã do Norte. A administração está instalada no município de Terra Nova do Norte, a 600 quilômetros ao Norte de Cuiabá. São 300 famílias de várias comunidades nesses municípios envolvidas na produção de alimentos que são comercializados na região, garantem o sustento dos produtores e ainda, são vendidos em lojas especializadas de quatro estados brasileiros e em países da Europa. Os alimentos produzidos também são vendidos aos programas da merenda escolar nos municípios onde estão instalados núcleos de produção.

O Ministério do Turismo selecionou empreendimentos sustentáveis de 18 estados, das cinco regiões do Brasil. Foram selecionados dois da Região Norte, oito do Nordeste, cinco do Centro-oeste, seis do Sudeste, nove da região Sul, contemplando 18 Estados, incluindo o Distrito Federal. Serão comercializados, na sua maioria, produtos orgânicos certificados e produtos da sociobiodiversidade. Os empreendimentos selecionados estão de acordo com os critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de possuírem capacidade de oferta nacional e atenderem às exigências fiscais e sanitárias para a circulação de produtos.

A produção sustentável por comunidades rurais servem como estímulo para reforçar o turismo rural em regiões brasileiras que hoje, já tem esse segmento implantado e em franca atividade. “Mato Grosso tem um potencial riquíssimo no turismo rural, que já é desenvolvido em alguns municípios. E o trabalho de cooperativas como a do Norte do Estado com produtos naturais que temos em abundância mostra que a sustentabilidade está estreitamente ligada ao turismo”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques.

Sustentabilidade e respeito ambiental

Produtos como o melado de cana e o açúcar mascavo têm obtido excelente aceitação no mercado, tanto que a cooperativa do Norte de Mato Grosso exporta estes dois itens para a Áustria desde 2008 e neste ano vai comercializar no país europeu também a castanha do Brasil.

Segundo o presidente da Cooperagrepa, Domingos Vargas, são produzidos em 46 itens distribuídos em mais de 17 núcleos de produção nos municípios. Vargas frisa que os desafios da Cooperativa agora são retomar a divulgação e comercialização dos principais produtos no mercado da Grande Cuiabá e ampliar o comércio para mais cidades brasileiras.

O trabalho da Cooperagrepa tem incentivo dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, além das prefeituras dos municípios envolvidos, Governo de Mato Grosso e Sebrae Mato Grosso, que trabalhou com os cooperados o desenvolvimento da marca Bioagrepa e as embalagens elaboradas também dentro de um conceito de sustentabilidade. Os principais produtos comercializados no mercado nacional e internacional – açúcar mascavo, guaraná em pó, melado de cana e a castanha do Brasil já saem da cooperativa embalados com a marca Bioagrepa.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23825/visualizar/