Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 10:14

    Imprimir


A Polícia Federal em cooperação com a Controladoria Geral da União
desencadeia hoje (07) a operação HYGEIA. Serão cumpridos 76 Mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão temporária nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, dos quais 17 são em desfavor de servidores públicos.

A operação desenvolve-se em parceria com a Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União e apuram crimes de formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação, dentre outros, praticados em detrimento de Órgãos Públicos Federais e Municípios do interior do Estado.

Os mandados que serão cumpridos em Mato Grosso são nos municípios de Tangará da Serra; Cáceres, Pontes e Lacerda; Sinop; Canarana; Santo Antonio do Leverger e Cuiabá, em Minas Gerais na cidade de Timóteo, em Rondônia, Porto Velho, em Goiás, Goiânia neste caso só busca e apreensão e no Distrito Federal, Brasília.

A CGU já comprovou por meio de auditorias preliminares o desvio de esquemas que resultaram um prejuízo efetivo aos cofres públicos de cerca de R$ 51.127.692,40 (cinqüenta e um milhões cento e vinte um mil seiscentos e noventa e dois reais e quarenta centavos) em obras e serviços pagos e não executados. Entretanto, o valor total dos prejuízos podem ultrapassar os R$200.000.000,00.

As investigações identificaram a existência de três núcleos criminosos distintos e independentes - hierarquicamente estruturados - voltados ao desvio e apropriação de recursos públicos federais, que se comunicam através de um núcleo empresarial comum, beneficiado direta e indiretamente dos recursos financeiros produzidos com a prática dos delitos.

O primeiro esquema desenvolve-se no âmbito da Funasa/MT e apresenta o seguinte modus operandi: mediante o recebimento de vantagens financeiras, servidores públicos lotados em postos estratégicos (Divisão de Administração, setor de logística e divisão de licitações) e o staff do órgão promovem o direcionamento das licitações que envolvem os contratos de maior repercussão econômica no âmbito da entidade às empresas do núcleo empresarial beneficiado. Em seguida, estes contratos são executados com custos superiores ao valor de mercado para o tipo de serviço, além de serem realizados pagamentos por serviços simulados, ou seja, que não foram efetivamente prestados.

A segunda fraude identificada está relacionada à execução de Obras de Engenharia realizadas com recursos federais transferidos por meio de convênios a algumas Prefeituras do Interior do Estado de Mato Grosso. Cientes da existência de recursos repassados a estes municípios em virtude da grande articulação política de que gozam, os empresários cooptam agentes públicos de setores sensíveis das Prefeituras beneficiárias de modo a propiciar que a licitação para contrato de execução da obra seja direcionado a empresas do seu interesse, muito embora a proposta apresentada seja superfaturada.

A obra é iniciada e abandonada sem conclusão após o repasse de notória parcela dos recursos ou é executada por inteiro, porém em quantidade e qualidade inferior ao previsto contratualmente. Por fim, o último esquema trata-se do uso de empresas travestidas sob o manto de organizações do terceiro setor (ONG’s) - que são contratadas por alguns Municípios de Mato Grosso e Minas Gerais para gerir os programas de Saúde Indígena, Saúde da Família (PSF), Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Unidades Municipais de Saúde (UMS). Neste caso, por deterem status de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – teoricamente entes sem fins lucrativos – os municípios promovem a contratação sem o devido processo licitatório. Em todos os casos, os projetos apresentados com vistas à assinatura do termo de parceria é genérico e apresentam embutidos custos muito superiores ao efetivamente despendidos pelas OSCIPS para executar os trabalhos de gerenciamento e a administração do quadro de profissionais da saúde contratados para executar o PSF, SAMU e UMS.

Além do lucro aferido diretamente por estas instituições, que estariam legalmente vedadas sob pena de distorcer os fins para o qual foram criadas, as investigações demonstram que na execução dos serviços do termo de parceria são contratados pelas OSCIPS diversos parentes e apadrinhados de vereadores e secretários municipais, além de membros dos conselhos municipais de saúde (ente responsável pela fiscalização da boa execução do projeto), dentre os quais, boa parte não cumpre a jornada de trabalho prevista. Ademais, os relatórios de auditoria realizados pela CGU demonstram a existência de contratação de diversos funcionários “fantasmas”, ou seja, profissionais contratados por altos salários que não trabalham nas Unidades de Atendimento de Saúde em que estão lotados, em um dos casos, quase 80% do valor nominal da folha de pagamento de salários é destinada a profissionais que não fazem expediente algum.

Lista parcial dos presos

Marco Antônio Stangerlim - superintendente da Funasa em MT
Evandro Vitório - ex-coordenador da Funasa em 2006 e 2007
Edson Pertilhe - ex-coordenador da Funasa em 2005
Ídio Nemésiio - chefe do setor de licitações da Funasa - ex-candidato a presidência do PT de Várzea Grande
Marisa Costa - funcionária da Funasa
Louriel Francisco da Silva - responsável pelo distrito sanitário indigena do Xingú
Valdebran Padilha - empresário e engenheiro que teria ligações com o PT de Mato Grosso
Faustino Dias Neto - ex-prefeito de Santo Antônio de Leverger
Harrison Ribeiro (DEM) - prefeito de Santo Antônio de Leveger
Carlos Miranda - tesoureiro do PMDB
Rafael Bastos - secretário geral do PMDB
José Luiz Bezerra - sobrinho do deputado Carlos Bezerra

Ana Beatriz Muller - agente de viagens
Carlos Roberto de Souza - funcionário público
Raul Dias Moura - funcionário da Funasa






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23861/visualizar/