Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 05 de Abril de 2010 às 18:46

    Imprimir


Ex-presidente do DAE e Ex-secretário de Comunicação de Várzea Grande, Jeverson Missias.
Ex-presidente do DAE e Ex-secretário de Comunicação de Várzea Grande, Jeverson Missias.

O diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande e secretário de Comunicação, Jeverson Missias, deixou na última semana o comando das duas pastas, com o objetivo de concorrer a um mandato eletivo no pleito de outubro deste ano.  O prefeito Murilo Domingos ainda não informou oficialmente quem o substituirá. Com a decisão, Missias atende a legislação eleitoral, que prevê a desincompatibilização de cargo público seis meses antes das eleições.

“A data-limite para a desincompatibilização foi no último sábado. Mas diante do feriado da Sexta-Feira Santa, preferimos antecipar a saída”, informou Missias.

COMUNICAÇÃO - Frente à secretaria de Comunicação, Missias lançou um novo portal institucional da prefeitura onde sua característica principal é a interação prefeitura-cidadão, além da dinâmica de atualização das informações on-line, e com os níveis de acessibilidade às informações e serviços. “Realizamos a licitação de agência de publicidade e mantemos uma redação para contato direto com a imprensa matogrossense buscando dar ampla divulgação a todas as ações da prefeitura nas áreas de Saúde, Educação, Planejamento, Segurança e obras em andamento”, declarou.

DAE – Jeverson Missias ocupou a diretoria do DAE por dois anos e avaliação que faz é positiva. De acordo com os números e ações apresentadas o abastecimento de água em Várzea Grande teve um salto de qualidade, “não somente sobre o ponto de vista técnico, as mudanças também foram sentidas pela população que historicamente sempre sofreu com o abastecimento deficiente”, afirmou.

ÀGUA - Um Reservatório Apoiado (RAP), localizado no bairro da Manga, na Avenida 31 de Março foi construído e inaugurado em sua gestão. Com capacidade para o armazenamento de seis milhões de litros de água, atendendo 58 bairros e 25 mil famílias. Foram feitos 95 quilômetros de rede adutoras de água sendo dois desses quilômetros com recursos próprios do Departamento e material comprado para a execução de outros quatro quilômetros.

“Também fizemos inúmeras redes residenciais com a instalação de cavaletes e hidrômetros. Significa dizer que 50% da população de Várzea Grande hoje, possui acesso universal à distribuição de água. Além de adutoras, subadutoras, novas redes e reservatórios, que já foram instaladas e outras que aguardam a liberação das obras do Programa de Aceleração para o Crescimento (PAC) para distribuir por gravidade água aos bairros do lado direito no sentido da Avenida Alzira Santana, teremos outros 50% da população de Várzea Grande atendida”, informa Missias.

A Estação de Captação de Água bruta da rua Brasília em Várzea Grande foi reformada para ampliar sua capacidade de captação que hoje é de 500 litros de água por segundo.

O DAE/VG também desenvolveu obras pontuais, onde bairros inteiros, a exemplo do Santa Clara, Cohab Jaime Campos, Hélio Ponce, Vila Rica, Unipark e demais bairros da região do Grande Cristo Rei que tiveram a interligação da rede de abastecimento com o novo RAP e deixaram de ser abastecidos por poços artesianos. “Chegamos a executar mais de 2,5 km de rede dentro dos bairros além de padronizar as ligações nas casas, pois, a maioria das residências não possuíam cavalete ou hidrômetro. Os moradores do Grande Cristo Rei de uma maneira geral, da Guarita e Nova Ypê, tiveram sim uma melhora considerável  no abastecimento”, destaca.

A Estação de Tratamento de Água da Ulisses Pompeu de Campos também passou por reforma, de ampliação o Sistema de Abastecimento de Água na Avenida DNER, com a instalação de uma subadutora para atender 13 bairros.

No bairro São Simão, está sendo construído um Reservatório Apoiado com capacidade para quatro milhões de litros e também quatro reservatórios apoiados no São Mateus, além das intervenções em todos os bairros da cidade que precisam estar interligados na rede de abastecimento nova, a exemplo do Itororó.

ESGOTO - Em Várzea Grande, 10% das residências possuem esgotamento sanitário. Para melhorar esse quadro, foi conseguido a inclusão no PAC de obras que atenderão a 40% do município. Essas beneficiarão os moradores dos bairros Centro, Imperador, Água Limpa, Ipase, Jardim Aeroporto, Pirineu, Planalto Ipiranga, Jardim Costa Verde e parte do bairro Nova Várzea Grande, o que representa 80% da região central da cidade.

“O projeto é para 100 quilômetros de rede coletora de esgoto, 7,5 mil ligações domiciliares, com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para 100 litros por segundo, três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), redes emissárias de esgoto bruto e uma rede emissária de esgoto tratado”, afirma.

No Parque do Lago as obras de implantação de uma ETE terão cinco estações elevatórias e uma rede de esgoto de 60 quilômetros. Atualmente, o município possui 10 mil ligações domiciliares e trata de 120 a 150 m3 de esgoto mensalmente, o que representa 15% de rede coletora de esgoto. Com a conclusão das obras de implantação de uma ETE no Parque do Lago esse índice chegará a 25% e, com as obras da Bacia “5”, a 40% da cidade.Também foi investido no tratamento da lagoa biológica do bairro ‘15 de Maio’.

CONSUMO RESPONSÁVEL – O Departamento trabalhou também com o consumo responsável e a importância dos hidrômetros. “O Objetivo foi falar à população que utilize a água com responsabilidade, pois, evitando desperdícios, se poupa o meio ambiente e dinheiro”, diz Missias.

ÁGUA DE QUALIDADE – A Vigilância Sanitária Estadual realiza frequentemente a qualidade da água distribuída em Várzea Grande. Segundo os relatórios a água que é tratada e distribuída nas redes residencial e comercial está dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO – Houve investimento também na melhora dos serviços de atendimento à população, oferecidos pelo DAE. Além de reformas da estrutura física da sede e escritórios com refeitório e banheiros, uniformização dos funcionários e, aquisição de frota de veículos, foi implantado um serviço gratuito de 0800, que hoje é principal elo de entre o DAE e à população. O telefone é 0800.645-3230. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e, aos sábados e domingos das 8h às 16h.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23877/visualizar/