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CIDADANIA
Segunda - 29 de Março de 2010 às 21:31

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Considerada uma importante fonte de projetos e iniciativas, a escola é o ambiente ideal para o planejamento e execução de ações que tragam benefícios e resultados positivos para os envolvidos. Esta realidade foi confirmada no último sábado (27/03), durante o evento de premiação do ‘Prêmio Construindo a Nação 2009/2010’, no Sesipark, em Cuiabá. Na ocasião, 11 escolas foram agraciadas e puderam comemorar o resultado com professores e alunos, no complexo de lazer. Participaram do evento cerca de 500 pessoas.

Durante a premiação, o vice-presidente do Sistema Fiemt, João Carlos Baldasso, enfatizou a importância da educação no processo de desenvolvimento de uma nação. “Uma cidade, um Estado e um país só serão melhores se houver investimentos em ações que tenham a educação como o principal foco, pois ela é a base fundamental de qualquer crescimento”, disse.

Realizado pela terceira vez consecutiva em Mato Grosso pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil, o concurso obteve 75 inscrições de escolas públicas e privadas de todo o Estado. O superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva, comemorou a evolução da premiação em Mato Grosso. “Encerramos a terceira edição com um aumento de 44% no número de participantes em relação ao ano anterior. Isso reflete o compromisso das escolas na busca pela cidadania e reforça o papel do Sesi-MT como indutor de ações que fomentam as boas práticas”, afirmou.

Para o presidente do Instituto da Cidadania Brasil, Paulo Saab, o exercício de cidadania realizado dentro das escolas deve ser praticado também fora delas. “Precisamos de pessoas engajadas a promover as mudanças necessárias para a melhoria contínua do meio em que vivemos e construirmos o mundo que queremos. Para isso é fundamental que esses alunos participem e acreditem que podem ser os responsáveis por essas mudanças”, pontuou.

O prêmio é dividido nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e as categorias especiais Honra ao Mérito e Destaque Social. Os três primeiros colocados de cada uma receberam troféu e placa de homenagem. Além disso, o primeiro lugar de cada categoria ganhou bolsas de estudo de pós-graduação e todas as escolas participantes receberam o curso de extensão universitária on-line ‘Gestão de Avaliação de Projetos no Ambiente Escolar’, ministrado pela Anhanguera Educacional.

PROJETOS PREMIADOS – Participante pela terceira vez consecutiva do prêmio, a Escola Estadual Zeferino José de Matos, de São José dos Quatro Marcos, conquistou o primeiro lugar da categoria Ensino Fundamental. Com o projeto ‘Olhar a África e Ver o Brasil: Cultura e Saberes’, a escola apresentou a herança cultural brasileira de origem africana, por meio de diversas ações que remetem à cultura afro:  visita ao município de Vila Bela; sessões de cinema; degustação de pratos típicos africanos na merenda escolar e um concurso de poesias afro-brasileiras. “O projeto virou referência no município, pois o mesmo teve a participação de outras escolas. Para nós é muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido e conquistarmos o primeiro lugar”, disse a diretora da escola, Neuza Maria de Oliveira.

Após aprimorar o projeto ‘Programa Integração de Tecnologia Social’, a Escola Estadual Ignácio Schevinski Filho, do município de Sorriso, conseguiu a primeira colocação da categoria Ensino Médio. No ano anterior, o mesmo projeto ficou em terceiro lugar. Focando em práticas ambientais sustentáveis, a iniciativa contou com o cultivo de uma horta para a produção de vegetais e legumes; o cultivo de um horto de plantas medicinais e a utilização de fibras de bananas para a confecção de utensílios e objetos de decoração. A intenção, segundo a coordenadora de projetos, Nilda Machado, é comercializar os produtos para angariar renda para a escola. “Com o projeto, conseguimos fazer com que os pais participassem mais da vida escolar de seus filhos e, com isso, elevar a auto-estima e facilitar a aprendizagem dos estudantes em diferentes áreas de conhecimento”, frisou.

Participando pela primeira vez do Prêmio Construindo a Nação, o CEJA José de Alencar, de Lucas do Rio Verde, classificou-se em primeiro lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o projeto ‘Socializando Saberes’. Com o intuito de conhecer os motivos que levaram os alunos de volta às salas de aula, a escola fez uma pesquisa e constatou que a maioria queria retomar os estudos para inserir-se no mercado de trabalho ou até mesmo montar seu próprio negócio. Em cima disso, o projeto trabalhou ações de empreendedorismo, ensinou como montar seu negócio, como preencher um currículo e outros tipos de documentos. “Hoje temos um aluno que conseguiu montar uma empresa e, para nós, isso é um orgulho muito grande. Conquistar o primeiro lugar do prêmio então é uma vitória que vamos levar para sempre”, finalizou.

PARCEIROS – Foram parceiros do Sesi-MT e do Instituto da Cidadania Brasil na realização do Prêmio Construindo a Nação 2009/2010 a Associação Internacional de Lions Clubes Distrito LB4 Mato Grosso, Eletronorte, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Cuiabá), Água Puríssima, Rotary Clube Cuiabá Bandeirantes, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, Seduc e Instituto Usina, além dos parceiros nacionais.

 






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